Páginas

  • Home
  • Contato
Tecnologia do Blogger.
facebook instagram

Natália Picoli

Leituras, viagens e morar bem

    • Lidos em 2023
    • Wishlist de leitura



    Se ninguém confia em ninguém, por que, então, respeitar as regras formais e informais da (ainda) orientam a sociedade? Quebrar regra, portanto, se torna a norma. 

    Uma das frases que me chamaram atenção do livro Direitos máximos, deveres mínimos do Bruno Garschagen. Esse livro estava na minha lista de leitura sobre economia e posicionamento político e foi uma leitura muito enriquecedora me proporcionou reflexões e me ensinou muitos conceitos que até então eu desconhecia. 

    Quer saber mais porque eu criei uma lista de leitura sobre economia e posicionamento político?

    Sobre o autor Bruno Garschagen 


    Bruno Garschagen é Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e Universidade de Oxford (visiting student), formado em Direito, coordenador e professor de Ciência Política da Pós-Graduação em Escola Austríaca (IMB-UniÍtalo), podcaster do Instituto Mises Brasil.

    Atualmente ele tem um curso online "Para entender política" um curso básico sobre conceitos políticos definições como direita, esquerda, conservadorismo, liberalismo, capitalismo, socialismo/comunismo/progressismo, nazismo, fascismo entre outros.

    No livro “Direitos máximos, deveres mínimos”, Bruno Garschagen investiga a cultura do privilégio na sociedade brasileira. O livro é dividido em 4 partes: 
    • Parte 1: Direitos e Privilégios;
    • Parte 2: Privilégios no Estado;
    • Parte 3: Privilégios na Sociedade;
    • Parte 4: Privilégios, responsabilidade e o sentido da vida.
    Separei as partes que mais me chamaram a atenção no livro para te dar um gostinho da obra.

    Parte 1: Direitos e Privilégios

    Nessa parte o autor fundamenta um pouco o seu pensamento com conceitos como direito natural, direito positivo, sobre a confusão entre direitos e privilégios e como essa cultura esta enraizada na nossa sociedade. Para mim, leiga em direito, o que mais chama atenção nessa parte do livro é a diferença entre direito natural e direito positivo.

    Direito natural x Direito Positivo

    Direito natural é todo aquele que independe do Estado ou de leis, é inerente a todo ser humano por exemplo o direito a vida, igualdade e a liberdade, já o direito positivo é criado e garantido por leis e normas (Constituição Federal) por exemplo o direito a saúde, educação, segurança. 

    Levando em conta o nosso cenário e os direitos positivos, você acredita que esses direitos estão sendo cumpridos? Se não são realmente cumpridos podemos considerar eles como direitos realmente ou apenas promessas utópicas na nossa constituição? 

    Parte 2: Privilégios no Estado


    Nessa parte o sentimento que você terá será de RAIVA. O autor trás exemplos de como a constituição trata de forma diferente os membros do próprio governo e os cidadãos comuns.

    O livro é recheado de exemplos mas separei alguns dos mais chocantes "direitos" dos membros do Estado:

    1. O estado executa, legisla e judicializa em causa própria o que gera o privilégio de criar recursos que estão disponíveis apenas para os membros do estado, um exemplo básico é que usucapião é permitido apenas em propriedades privadas, em terras do estado isso não existe. 
    2.  Na iniciativa privada se você é incompetente em uma determinada função, você provavelmente é mandado embora, certo? Porém se você for um juiz, você será aposentado compulsoriamente.
    3. Alguns cargos da elite de servidores públicos do judiciário, ministério publico e tribunal de contas tem a isenção de 30% do imposto de renda, bem que poderia se estender a todos os brasileiros não é mesmo?
    4. O estado também ama trabalhar no vermelho, enquanto uma empresa fecharia se estivesse no prejuízo o estado apenas contrai divida publica. Em compensação quando uma empresa esta em deficit ela corta gastos o estado parece desconhecer esse conceito, e continua gastando como se não houvesse amanhã, alguns dos pequenos gastos com o executivo são cartões corporativos com as faturas sigilosas, ex-presidentes com 8 assessores e 2 carros de luxo e por incrível que pareça até durante que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava preso ele teve "direito" a esse auxilio.
    5. Os privilégios não são só nas regalias pagas pelo povo, mas também prioridade em processos, como foi o caso da furada da fila do INSS que a ex presidente Dilma deu logo após o impeachment, em minutos o seu processo foi aberto e concluído no sistema, enquanto um brasileiro comum esperaria pelo menos 90 dias.
    6. O departamento médico da Câmara (DEMED) gratuito para deputados e dependentes e antigos deputados é outro beneficio. Os antigos deputados podem continuar participando do plano pagando parte da mensalidade o restante é subsidiado pelo estado, ou seja, pelo pagador de impostos. Em 2017 eles pagavam R$ 322,00 enquanto o Estado completava R$ 1100,16 e podiam participar mesmo aqueles com o mandato cassado.
    7. E a falcatrua é tanta que foi criado o Tribunal de contas para fiscalizar os três poderes e até ele sofre processos de corrupção, isso mesmo, um órgão de fiscalização foi pego em esquemas de corrupção. E pasme! Cada conselheiro do tribunal de contas tem cargo vitalicio 14º e 15º salários. 
    Esses só foram alguns dos exemplos que o livro trás e já da para ter uma ideia da do país das maravilhas que nós vivemos né? O livro é de 2018, me pergunto o que estaria exemplificado nele se estivesse sendo escrito agora em 2020 durante a pandemia. 

    Parte 3: Privilégios na sociedade 

    Nesta parte do livro o autor foca na mentalidade do brasileiro e na sua busca incessante por direitos e privilégios, porém para cada um desses direitos ou privilégios surgem deveres que deverão ser cumpridos por alguém. 
    "você verá porque o festival de privilégios que assola o Brasil é um grande esquema de incentivos por meio do qual alguns tentam viver às custas de todos e como a busca por privilégios corrói a responsabilidade individual, deteriora o sentido de dever e desestimula a descoberta de um sentido para a vida"
    Acredito que para as pessoas comuns é a parte que mais traga reflexões, porque é onde nos afeta, onde raramente paramos para refletir sobre assuntos que normalmente terceirizamos para pessoas mais instruídas. 
    Para mim foi uma leitura muito interessante pois colocou em cheque alguns sensos comuns que herdamos do nosso meio, em algumas partes concordo com o autor em outras ainda tenho minhas dúvidas, mas acredito que é justamente isso que torna a leitura rica, você abrir porta para reflexões que não havia pensado até então.

    Parte 4: Privilégios, responsabilidade e o sentido da vida


    Nesse capítulo além de amarrar as pontas ele aborta a corrosão do sentido de responsabilidade individual que acarreta em uma sociedade irresponsável que delega suas obrigações a terceiros, o paternalismo estatal e a ideia que o outro "me deve" alguma coisa.
    Ele apresenta com fatos que quanto mais é tratada como imatura mais a sociedade se infantiliza e pede por mais Estado por meio de direitos sociais e privilégios. O problema é que se trata do paternalismo do pai ausente, que promete e não cumpre e que transmite a impressão de quem é beneficiado não conseguiria alcançar aquilo de outra forma, criando uma verdadeira bola de neve.


    Minhas impressões

    Em algumas partes tive um pouco de dificuldade com os termos jurídicos acredito que é falta de costume de estudar esse assunto, de modo geral a leitura é bem didática e simples.

    O autor trouxe muitas referencias na construção do texto de reportagens a estudos acadêmicos, acredito que isso complementa a leitura. 

    Como eu falei a leitura me despertou inúmeras reflexões, trouxe posicionamentos que eu concordo e outros que eu descordo ou que me deixaram em dúvida. Eu ainda não tenho respostas para todas as dúvidas e para encontrar essas respostas vou continuar estudando e lendo sobre outros pontos de vistas acredito que só assim conseguimos construir o nosso próprio senso critico.

    Ele termina o livro citando Viktor Frankl "Assumir a responsabilidade para descobrir um propósito de vida é ato fundamental para o individuo" autor de "Em busca de sentido" outro livro que estou ansiosa para ler. 

    Link para compra do livro
     
    Você já leu esse livro, o que achou? Me conta nos comentários! 

    Continuar lendo



        Em 2018 ouvi uma pessoa falando que estava acordando às 05:00 da manhã feliz e por livre e espontânea vontade. Eu, que sempre tive dificuldade para acordar cedo, precisava disso na minha vida! Dei uma chance para o milagre da manhã mesmo com essa cara de autoajuda!

        Confesso que quanto terminei o livro fiz o ritual durante uns 3 meses, mas as férias vieram e acabei perdendo parte do hábito, eu ainda fazia exercícios às 06 da manhã porque eu sabia que se não fizesse logo cedo não iria nunca.

        Porém eu continuava ligando a soneca para tudo, e vira e mexe acabava perdendo a hora hehe.

        Li A semente da Vitória e de novo os benefícios de dormir bem e acordar cedo estavam lá.

        Porém com o isolamento social eu estava acordando e ligando o piloto automático. 
        
        Até que na semana passada fiz um protocolo ayurvédico e ele também indicava que você montasse um milagre da manhã.
        
        Colocando ele em prática novamente me lembrei do pensamento que eu tive quando terminei o livro: todas as pessoas precisavam saber disso, queria dar o livro de presente para todo mundo.
        
        Então resolvi que dessa vez eu precisava compartilhar um pouco dos ensinamentos com outras pessoas e aqui estamos nesse post! 

    Por que acordar cedo?
    Se você já está convencido em acordar cedo, pode pular essa parte e ir direto para as dicas de como não perder o despertador!

       Nosso corpo não foi feito para a noite, pensa bem, você sozinho na savana, é o momento de ir à caça?

        Não, é o momento de se esconder e guardar energia para sobreviver no dia seguinte. Nós não temos visão noturna e todo o nosso corpo está programado para descansar durante a noite, graças ao ciclo circadiano. 

        Além da saúde, talvez você queira se espelhar nos hábitos de pessoas bem-sucedidas. Uma das principais vantagens é que acordando as 05:00 ou até as 06:00, a grade maioria das pessoas ainda não começou o dia então você tem um momento para ser produtivo sem nenhum incomodo.

        Outro bônus é que essas horas “extras” são a solução perfeita para a velha desculpa "eu não tenho tempo de fazer isso" e finalmente tirar o seu projeto do papel! 

    Dicas para não perder o despertador:

    Revise o seu dia seguinte
    Escreva em um diário/caderno/agenda aquelas tarefas importantes que precisam ser resolvidas no dia seguinte e que normalmente te tirariam o sono. Ao escrever você envia para o cérebro uma mensagem de que as coisas estão resolvidas, evitando assim ficar rolando de um lado para o outro preocupado. 

    Deite cedo de preferência até às 22 horas
    Faça uma higiene do sono, beba algo quentinho, leia um livro, evite estímulos e vá diminuindo a exposição as telas e a luzes.

    Coloque o seu despertador longe de você
    Assim você vai ter que levantar para desliga-lo e acima de tudo, não use a soneca, ela não é sua amiga!

    Milagre da manhã

        O ritual sugerido pelo autor é composto de 6 life savers (hábitos poderosos para mudar a sua vida). Para monta o seu milagre da manhã você pode usar todos eles, escolher alguns e incluir novos hábitos. É você quem manda, o ideal é criar um ritual gostoso que te faça acordar animado todos os dias! 


    Silêncio

        Ele fala sobre a importância de você ficar pelo menos 5 minutos em silêncio, para conectar corpo e mente.
        Se você tem alguma religião é o momento de fazer suas orações ou você pode meditar.
    Dica da Natália: Para meditar existem vários aplicativos você pode pesquisar e ver o que melhor para você, eu estou utilizando o Lojong.


    Afirmações 

        Sabe aquelas afirmações do tipo "Você é capaz, você consegue alcançar tudo o que quiser?"
        Ele sugere que você escreva as suas afirmações, seguindo suas metas e leia elas em voz alta, realmente acreditando, para que você insira elas no seu inconsciente. 


    Visualizações 

        Além de visualizar o que você quer alcançar, ele sugere que você visualize o seu dia, visualize você trabalhando/estudando de forma leve e fácil, para que no momento em que você realmente esteja fazendo determinada tarefa, por mais difícil que seja, ela seja concluída de forma leve e fácil como se você já tivesse feito antes.


    Exercícios

        Mexa o seu corpo, o exercício é importante para a nossa saúde é ele quem dá autonomia para os nossos músculos e para a nossa sustentação, então se mexa, pelo menos 30 minutos por dia.

    Se você já não pratica esportes, vá dar uma caminhada, comece Yoga ou exercícios leves, hoje em dia tem muita informação no Youtube ou on-line!


    Leitura

        Nesse horário não tem desculpa a nossa velha desculpa "não tenho tempo" não é mesmo? É um ótimo momento para ler ou estudar!  

    Se quiser se organizar ainda mais te indico usar o meu planner de leitura!


    Escrita 

        A sugestão do autor é criar um diário sobre o seu dia, suas sensações, suas conquistas, suas metas ou o que você desejar. É uma ótima ferramenta de autoconhecimento que pode ser revisada de tempos para analisar a sua evolução.

    Sem perder o hábito 

        Eu já desisti uma vez, espero não desistir novamente, dessa vez eu e minha mãe estamos fazendo juntas, assim uma apoia a outra. Acho que isso é muito importante se comprometer com outra pessoa, te impulsiona a realmente colocar em prática. 
    E se falhar um tempo? Tudo bem, só volta! 

    E você? Já acorda cedo ou ficou com vontade de começar a acordar? Me conta nos comentários.

    Para comprar o livro clique aqui


    Continuar lendo




    Eu criei uma ferramenta para você conseguir se organizar e criar o seu hábito da leitura! 

    Conheço muita gente que lia muito quando mais novo mas parou de ler depois que começou a trabalhar ou quando entrou na faculdade pela desculpa da falta de tempo parou de ler.
        
    Eu acredito que a grande culpa é o pensamento fatalista que esta na cabeça da maioria das pessoas "Comigo ou é 8 ou 80", "Se eu não consigo ler um capitulo hoje melhor nem ler" ou não só para livros "Ai já não fui na academia então não vou fazer dieta". 

    Na minha vida já vi que esse pensamento não funciona. Pensando de forma lógica, é melhor já que você não foi na academia chutar o balde ou reduzir a ingestão calórica? Melhor ler 3 páginas ou não ler nada? 

    Pare de achar bonito ficar repetindo "Comigo ou é 8 ou 80". Já diria Aristóteles "Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Por isso, excelência não é um ato, mas sim um hábito."

    Eliminando o pensamento fatalista, nós precisamos nos programar, porque realmente depois de adultos nossa rotina tem bem menos brechas do que nós realmente gostaríamos não é mesmo?

    Eu sempre gostei de fazer lista de atividades, lista de livros de desejo, aliás lista para tudo na vida, e também gosto muito de planners, pensando nisso eu montei um planner de leitura para ajudar você que já entendeu que precisa se organizar e colocar o hábito da leitura em dia.
        
    "Ai natália, mas já estamos em junho não adianta começar um planner de leitura agora" larga de ser fatalista! Temos 6 meses pela frente, melhor começar agora do que só em janeiro de 2021! Aproveita que não os bares e boates estão fechados e começa a colocar novos hábitos na sua vida! 

    Passo 1: Baixe o planner de leitura e imprima! Ele é do tamanho A4, você pode imprimir colorido ou preto e branco.
        
    Passo 2: Na primeira página você preencher com os livros que você leu ano passado, eu gosto sempre de ir comparando o ano atual com o anterior, para acompanhar a minha frequência em cada ano, faço isso desde 2015. Mas lembre-se a quantidade não é a prioridade agora, e sim colocar o hábito em prática! 

    Passo 3: A próxima página serve para você colocar a sua wishlist de livros, todos aqueles que você gostaria de ler, indicações de amigos, professores, enfim, é um espaço para você organizar a sua lista de desejos!  

    Passo 4: Livros lidos em 2020, não sei vocês mas preencher listas e marcar as coisas como feitas me da aquela alegria no coração sabe? Isso é porque nosso cérebro encara esse ato como uma recompensa! Eu gosto de colocar aqui também o dia que eu comecei e o dia em que eu terminei a leitura. 

    Passo 5: Planejamento do mês. Eu fiz essa página neutra para que você possa imprimir ela quantas vezes precisar. Nessa página você pode fazer uma TBR (Livros para ler) separando aqueles que você realmente quer ler esse mês e se comprometendo consigo mesmo a fazer isso, quando a gente coloca a meta no papel criamos uma ancoragem mental que faz com que o comprometimento realmente aconteça! 

    Além disso, aqui é o espaço para você colocar a lista de compras dos livros que você quer para aquele mês, uma ideia legal é colocar um teto de gastos para não comprar a livraria inteira, ter livros novos em casa também da aquele gostinho de quero mais sabe? De querer ler todos os dias para ler os próximos! 
    Também tem um campo para anotações, para você colocar compromissos importantes, e os horários do que você separou para ler. Eu normalmente organizo por semana as minhas janelas e já separo um tempo para a leitura. 

    Passo 6: O ideal é que você imprima uma página de programação por livro, no título você coloca o nome do livro, em baixo de páginas você coloca de qual página a qual página você vai ler e a data você vai colocar o dia que você esta se propondo a ler. 

    Por exemplo: 
    Página 1-20 dia 18/06/2020 - 18:00 até 18:40
    Página 20-40 dia 19/06/2020 - 21:00 até 21:40

    Se em algum dia você ler um número de páginas superior ao planejado, você pode ler menos na próxima programação ou reajustar e terminar o livro antes.

    Agora não deu tempo de ler o que estava planejado para aquele dia, tudo bem, reajusta a programação e segue o baile, mas lembre-se nada de pensamento fatalista! 
        
    Na parte de anotações você pode utilizar da forma como funcionar melhor para você. Eu gosto de ir anotando frases ou trechos que me inspiram, ou conteúdos que eu queira lembrar depois, quando são livros mais técnicos eu costumo anotar mais porque a escrita é uma forma de fixação de aprendizado para mim.

    Por fim a ultima página "quais as principais lições que eu consigo tirar do livro", foi uma página pensada para livros com assuntos práticos ou técnicos, para que você liste 3 lições ou mais que você consegue levar pra sua vida já, hoje mesmo. Isso me ajuda a fixar o que eu li e o que eu quero realmente colocar em prática sabe? 

    Quando colocamos no papel a gente cria uma ancora com aquele objetivo! 

    Eu fiz um vídeo no meu IGTV para mostrar como o planner de leitura funciona para assistir é só clicar aqui. 

    Espero que você aproveite e utilize o planner e realmente comece seu hábito de leitura! Me marque no instagram para eu ver você usando! <3
    Continuar lendo




        A insustentável leveza do ser foi meu primeiro contato com Milan Kundera, o livro me despertou tantas reflexões que esta sendo difícil de condensar tudo em um só texto. 

        É uma obra realista (estilo literário do século XIX), um pouco diferente do que eu estou acostumada a ler, o autor constrói o enredo debatendo sobre a existência humana de forma reflexiva e filosófica e dessa forma o leitor acompanha a história através dos pensamentos e angustias de cada personagem com observações complementares do próprio autor.
       
       O livro não tem uma linha do tempo linear e gira em torno de quatro personagens principais: Tomas, Tereza, Sabina e Franz e tem como pano de fundo a Primavera de Praga,em 1968, época em que a antiga Checoslováquia, atual Republica Tcheca, vivia sob o regime autoritário da União Soviética. 

        São abordados assuntos como amor, fidelidade, traição, carreira, politica e a vida como um todo. 
         
        O livro já começa reflexões filosóficas do autor com a introdução do Mito do "Eterno Retorno" de Nietzsche que diz que um dia tudo vai se repetir tal como foi vivido e que essa repetição ainda vai se repetir indefinidamente.
        Se cada segundo de nossas vidas deve se repetir um número infinito de vezes, estamos pregados na eternidade como Cristo na cruz. Que ideia atroz! No mundo do eterno retorno, cada gesto carrega o peso de uma insustentável leveza. Isso é o que fazia com que Nietzsche dissesse que a ideia do eterno retorno é o mais pesado dos fardos. Se o eterno retorno é o mais pesado dos fardos, nossas vidas, sobre esse pano de fundo, podem parecer em toda a sua esplendida leveza
        Kundera também discorre sobre o a dualidade das coisas, introduzindo uo pensamento do filósofo Parmênides "o universo esta dividido em duplas de contrários: A luz e a obscuridade, o grosso e o fino, o quente e o frio, o ser e o não-ser. Um dos polos será positivo (o claro, o quente, o fino, o ser) e outro, negativo. E o que é positivo o peso ou a leveza?"

      Ele constrói seus personagens em duplas de oposição Tereza o oposto de Sabina e Franz o oposto de Tomas e vai trabalhando dessa forma durante o livro sua reflexão sobre a existência humana, o eterno retorno e peso versos leveza.

        Outra coisa que me marcou no livro foi a descrição do regime autoritário em que a história tem pano de fundo, algo que me despertou medo, o fato que existir uma policia secreta onde seus atos são vigiados o tempo todo, no trabalho em casa, através de escutas e espiões além da ausência de liberdade de expressão, quem ousasse se colocar contra, ou critico ao regime poderia sofrer chantagens, rebaixamentos ou no pior caso, perseguições.  

        Ainda sobre o pano de fundo, o seguinte trecho do livro me chamou a atenção:
    Aqueles que pensam que os regimes comunistas da Europa Central são obra exclusiva de criminosos deixam na sombra uma verdade fundamental: os regimes criminosos não foram feitos por criminosos mas por entusiastas convencidos de terem descoberto o único caminho para o paraíso. Defendiam corajosamente esse caminho, executando, por isso, centenas de pessoas. Mais tarde ficou claro como o dia que o paraíso não existia, e que portanto os entusiastas eram assassinos.
               
    A insustentável leveza do ser foi meu primeiro contato com Milan Kundera mas com certeza não será o ultimo, é um livro que me tirou da zona de conforto como leitora e recomendo muito que você leia e tire você mesmo suas próprias conclusões.

    Para comprar o livro clique aqui
    Continuar lendo

      


      Você se sente massa de manobra quando se trata de medidas econômicas e posicionamento politico?

        Quem me conhece sabe que eu sou muito curiosa e tenho uma tendência a ser do contra e desconfiada, parece que para concordar com alguma coisa eu preciso entender o porque daquilo sabe?

        Política e economia nunca foram meus assuntos preferidos, nem aqueles que eu classificaria como fáceis de entender, analisando acho que isso acontece porque sempre tive a impressão que política não presta e que economia é algo que só os políticos e investidores devem se preocupar.

        Só que ai, eu que sempre foi uma pessoa com facilidade de guardar dinheiro quis começar a investir. Mas eu comecei achando que a corretora faria isso por mim, porém vamos combinar, as corretoras são ótimas, porém eles dão mais atenção para quem realmente tem grana né? 

        O que ainda não é meu caso, mas estamos trabalhando para que seja em breve, então após uma série de Circuit breakers da bolsa graças a pandemia do corona eu acabei perdendo uma graninha. 

       Dizem que a gente aprende na dor não é mesmo?

       Então eu resolvi que queria aprender mais sobre investimentos, logo mais sobre economia e isso me fez descobrir que eu não tenho embasamento nem posicionamento politico, o que me torna um alvo fácil para virar massa de manobra. 

        Resolvi que não quero mais ser tão influenciável assim e fiz uma lista  com vários livros sobre os assuntos política, economia e investimentos, com linhas de raciocínio opostas (eu acho importante entender todos os lados antes de tomar partido) e para inaugurar essa lista veio o esse livro, As seis lições. 

        O conteúdo do livro As seis lições vem de transcrições de 6 palestras dadas pelo economista para estudantes na Argentina sobre os seguintes conceitos: Capitalismo, Socialismo, Intervencionismo, Inflação, Investimento externo e Politicas e Ideias. Ele foi organizado depois que o autor morreu por sua esposa. 

        Como as palestras que foram ministradas para estudantes a linguagem é simples e didática, então fiquei feliz em começar por ele, já que alguns conceitos eram bem abstratos para mim.  
        
       Ludwig Von Mises tem um pensamento liberal então o livro trás os conceitos sob essa ótica, porém o que eu achei impressionante é que ele cita alguns livros como por exemplo: "Calculo econômico do Socialismo" de Trygue Hoff e livros do Autor Oskar lange. Já adicionei eles na minha lista também, porque como eu disse acho importantíssimo entender os dois lados.

        Outra reflexão que o livro me proporcionou foi sobre este trecho "os estadistas, filósofos e juristas que elaboraram os fundamentos do novo sistema político, partiram do pressuposto de que, numa nação, todos os cidadãos honestos tem uma mesma meta final.  Essa meta final, na qual todos os homens decentes se deveriam empenhar, é o bem-estar de toda a nação, assim como o das demais nações. Aqueles líderes morais e políticos estavam, portanto, firmemente convencidos de que uma nação livre não está interessada em conquista. Julgavam a luta partidária algo simplesmente natural, uma vez que lhes parecia totalmente normal a existência de diferenças de opinião no tocante à melhor maneira de se conduzirem os negócios do Estado."

        Não sei quanto a você, mas para mim parece que a essência acabou se perdendo um pouco ao longo do caminho. 

         Se você tem alguma indicação de livros sobre economia, política e investimentos com uma linguagem acessível deixe nos comentários!

    Para comprar o livro clique aqui 
    Continuar lendo



        
        Eu gosto muito de ler livros levinhos antes de dormir, daquele tipo que relaxa bastante e também de reler alguns livros depois de um tempo, aqueles livros com uma história gostosa e que os personagens são quase de casa, sabe?

        A Meg Cabot é campeã em escrever esses livros engraçados e fáceis de devorar em uma sentada sou super fã de outras séries dela: O diário da Princesa, A rainha da fofoca e A mediadora. 

        A série os mistérios de Heather Wells fala sobre a vida da Heather uma ex cantora pop de pré adolescentes que passou a infância e adolescência cantando em shoppings centers porém agora aos 28 anos a mãe e o agente fugiram com todo o seu dinheiro, ela foi demitida da produtora por querer cantar suas próprias músicas e pegou o noivo com outra na sua cama. Agora ela trabalha no alojamento, ops, conjunto residencial Fisher na faculdade de Nova York e divide apartamento com seu ex-cunhado em troca de fazer a sua contabilidade, tudo parece bem até que algumas alunas começam a morrer. 

        A série é narrada na primeira pessoa e nós conseguimos ver o que se passa dentro da cabeça da personagem principal e suas conexões malucas de pensamento, eu amo esse tipo de escrita porque é leve e engraçada. 
        
        Spolier:

        Os três primeiros livros da série foram publicados em 2007/ 2008 já os 2 últimos foram publicados em 2012/2015, o que acabou me decepcionando um pouco, porque a Meg Cabot inclui várias referências a cultura Pop e alguns acontecimentos fugiram da linha temporal real o que para mim ficou um pouco sem noção quando você lê todos em ordem. 
            
        O ultimo livro é aquele que fecha as pontas e da um desfecho para os personagens mas o que eu mais amei é o cross over entre duas séries dela! Foi bem rapidinho mas ganhou meu coração! 

        Enfim é uma ótima série para maratonar e dar muitas risadas.

    Vou deixar o link de compras aqui em baixo caso você tenha interesse:

    Volume 1. Tamanho 42 não é gorda 
    Volume 2. Tamanho 44 também não é gorda
    Volume 3. Tamanho não importa
    Volume 4. Tamanho 42 e pronta para arrasar
    Volume 5. A noiva é tamanho 42
    Continuar lendo





    Ontem eu estava conversando com algumas amigas e lembrei desse livro e como o dia dos namorados está se aproximando resolvi indicar ele aqui!

    Contextualizando o autor é Antropólogo e P.h.D em Filosofia e aborda no livro as linguagens universais pelas quais as pessoas demonstram amor e se sentem amadas.

    As Linguagens universais são: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico.

    Palavras de afirmação: Pessoas com palavras de afirmação como linguagem primaria precisam ser elogiadas e que você diga constantemente o quanto a ama. Elas podem expressar amor através de cartas e textões, normalmente envolvendo as palavras na demonstração de carinho. 

    Tempo de qualidade: Para essas pessoas o tempo que vocês passam juntos é o que importa, elas precisam do máximo de atenção possível nesse momento, então provavelmente vão pedir para você deixar o celular de lado e se entregar na conversa, na caminhada, no jantar ou seja, no momento em que vocês estão compartilhando juntos.

    Presentes: Ter a linguagem principal de presentes não quer dizer que a pessoa vai querer presentes super caros o tempo todo, mas que ela vai gostar que você pense nela na hora de comprar um presente, ou por exemplo: "Fui na padaria e vi que tinha o doce que você ama, trouxe para você" quem tem presentes como linguagem principal iria ficar muito feliz com esse gesto.

    Atos de serviço: Sabe aquela pessoa que gosta super de receber as pessoas em casa e é um ótimo anfitrião? Ela provavelmente tem atos de serviço como linguagem principal. Se você quiser agradar essa pessoa se ofereça para fazer algo por ela, por exemplo lavar a louça, ela vai ficar muito feliz, ok acho que qualquer pessoa ficaria muito feliz, mas tente pensar em algo que seria útil para o seu amor! 

    Toque físico: Ao contrário do que as pessoas costumam imaginar nesse conceito toque físico não quer dizer sexo, mas na verdade aquela pessoa que tem necessidade de abraçar, tocar, ficar do lado do parceiro o tempo todo. Sabe aquelas pessoas que acham que a gente é touch? E ficam tocando o tempo todo? Elas provavelmente tem como linguagem primária o toque físico.

    A grande sacada é você entender que cada pessoa tem uma linguagem principal pela qual se sente amada e muitas vezes demonstra amor, entendendo isso e identificando as linguagens nos seus relacionamentos a comunicação fica cada vez mais fluida e você se sente cada vez mais amado.

    Esse livro é voltado para casais, porém o conceito se aplica para família e amigos! Existem duas outras versões que eu ainda não li, linguagem do amor para crianças e no trabalho.

    A minha linguagem principal é o tempo de qualidade! Você tem ideia de qual é a sua? 

    Observação: Os exemplos que eu dei aqui são bem supérfluos, no livro eles estão bem mais profundos e descritos.

    Para comprar o livro é só acessar o meu link na imagem abaixo


    Continuar lendo



    Estamos passando por um cenário que tem deixado algumas pessoas muito tristes e paralisadas. É logico que o cenário atual não é nem de longe algo que alguém escolheria passar voluntariamente! Porém ficar paralisado não é bom para você nem para ninguém a sua volta. A sua felicidade depende só de você!

    O jeito Harvard de ser feliz não é um livro de autoajuda, ele é um compilado de pesquisas e estudos que comprovam a importância da felicidade e como podemos com pequenos atos mudar a nossa forma de enxergar o mundo e reagir as adversidades.

    “O benefício da felicidade não pede estampemos um sorriso e repetimos mantras de pensamento positivo, pede que sejamos realistas em relação ao presente e maximizemos o nosso potencial para o futuro, trata-se de cultivar uma atitude e que comprovadamente promova sucesso e a realização”

    A felicidade melhora nossa saúde física e aumenta a nossa imunidade. Além disso, diferente do que algumas pessoas pensam a felicidade leva ao sucesso e não o contrário, logo ficar paralisado, esperando a motivação e o momento certo, não leva a lugar nenhum.

    O ultimo capitulo do livro fala sobre o efeito propagador da felicidade, "A felicidade (bem como a tristeza e outros sentimentos) é contagiosa", quanto mais você escolhe ter um posicionamento positivo e focar no seu próprio bem-estar e desempenho você automaticamente influência as pessoas ao seu redor a ficarem mais felizes.

    O livro não é uma formula mágica para ser feliz o tempo todo, é sobre escolher a felicidade como estado de espirito diariamente!

    Para comprar o livro é só clicar no link abaixo


    Continuar lendo

    A semente da vitória Nuno cobra resenha

        A semente da Vitória - Nuno Cobra

    Esse livro estava na minha lista de leituras, mas estava beeeem la no final na lista de prioridades, mas ele apareceu nas coisas do meu pai e veio um estalo e coloquei ele como próximo da lista.

    O livro segundo o próprio autor, é sobre chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo, ele defende a relação entre o nosso corpo físico, intelecto e emocional. Ele apresenta três pilares para isso: importância de dormir cedo, alimentação saudável e movimento.

    Vou colocar aqui as três lições mais importantes que eu tirei do livro, porque ele me fez refletir muito!


    Sabe aquela relação radical e que gera sabotagem? Vou dar um exemplo relacionado a dieta e você muda para o que se aplica na sua vida ok? “Já furei a dieta 5 dias seguidos, isso não é pra mim”. A resposta do livro é mais libertadora do que esse radicalismo “Se você errou, ou fugiu do plano, só volta, não se culpa, finge demência e volta para o plano original” 

    Eu sempre tive uma relação muito radical com tudo que eu ia fazer e sempre de auto cobrança criando um relacionamento interno de punição e castigo caso algo fugisse do plano, sim eu faço isso até hoje, e é um trabalho diário controlar isso, o pensamento que o autor relaciona a dieta e a exercício eu estou tentando aplicar a tudo na minha vida: Se você errou, ou fugiu do plano, só volta, não se culpa, não se castiga, finge demência e volta para o plano original.

    Pare de se comparar com os outros! As vezes a grama do vizinho parece muito mais verde que a nossa e ficamos tão preocupados nos diminuindo ao invés de nos dedicarmos para melhorara-la. O que deveríamos fazer é: “adubar a nossa grama”, fazer o que a gente precisa fazer para ser a melhor versão de nós mesmos, não o que os outros estão fazendo.

    Você tem um projeto superimportante(seja ele profissional ou pessoal)? Se você não estiver bem isso não vai acontecer sabia? 

    Sua saúde(física, mental e emocional) precisa ser sua prioridade, você precisa se cuidar!

    Quer resolver alguma coisa? Vai lá e faça ninguém vai fazer no seu lugar.

    Então se você está em uma rotina frenética e não está se cuidando ou conhece alguém assim, indica esse livro! É um bom lugar para começar!


    Observação: O livro é de 2003, tem alguns conceitos desatualizados sobre alimentação e exercícios mas traz ótimos conceitos de auto responsabilidade e para buscar saúde de uma forma constante e sem culpa, então minha sugestão é pegar as partes boas e ignorar o que esta ultrapassado! 


    Para comprar o livro é só clicar na imagem abaixo!


    Continuar lendo

    Orgulho e preconceito Jane Austen - classicos

    Orgulho e Preconceito - Jane Austen


    Julgando o livro pela capa: Nunca tinha lido nada da Jane Austen, o orgulho e preconceito não estava na minha lista e nunca nem vi os filmes ou series de adaptação, mas eu me apaixonei a primeira vista pela capa dessa edição e resolvi dar uma chance ao clássico. 

    É um livro bem gostosinho de ler, mas para entende-lo bem você precisa pensar como a sociedade da época o que é um pouco difícil em 2020 e até um pouco revoltante em alguns momentos.

    A história de Orgulho e preconceito acontece 1797 e gira em torno da família Bennet que tem 5 filhas, segundo as leis da época as filhas mulheres não poderiam herdar os bens do pai, sendo o casamento a única forma de sustento imaginável para as mulheres, dessa forma os casamentos não passavam de contratos com a finalidade de preservar as riquezas das famílias envolvidas. Portanto a matriarca da família tinha como missão principal da vida tentar casar suas filhas e é assim que a história começa. 

    O Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. Ela da tanto na cara que consegue arrumar um evento para irem na casa do novo vizinho. 

    Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o seu amigo Sr. Darcy, por seu jeito frio, não ganha muitos fãs. A nossa personagem principal, Elizabeth Bennet em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. Porém a reciproca não é verdadeira e é ai que a história se desenrola mostrando a evolução do relacionamento dos dois.  

    A personagem principal Elizabeth Bennet vai contra os costumes habituais da época e tem uma personalidade forte, não aceita o papel de submissão algo inédito para o "sexo frágil", por conta dessa personalidade ela se torna a filha preferida do pai e a menos preferida da mãe.

    Vale ressaltar que a escritora construiu os personagens masculinos de forma que possuíssem personalidades fracas e influenciáveis.  

    Acho que a lição que o orgulho e preconceito me deixou foi que as vezes criamos preconceitos sobre as pessoas, mas na verdade não sabemos a história dessa pessoa, nem o que ela passou para se comportar de tal forma, e acabamos nem dando a chance para que ela se mostre diferente. 

    O final é um pouco previsível mas é aquele romance gostosinho de ler e que da aquela esquentada no coração sabe? 

    Sobre a autora Jane Austen: 


    Ela viveu nessa época e retrata em seus livros os costumes da aristocracia britânica com algumas críticas sociais, ela escreveu seu primeiro livro com 17 anos e os seus livros seguem sendo lidos e adaptados até hoje.
    Confesso que já virei fã afinal escrever um livro aos 17 anos e aos 21 já ser um sucesso não é fácil até hoje com o advento da tecnologia e das mídias sociais imagina na época. 
    Gostaria de ter conhecido suas obras antes, já garanti a próxima: Persuasão. 

    E você já leu orgulho e preconceito? Ou alguma outra obra da Jane Austen? Me conta nos comentários! 

    Essa edição não é igual a minha, achei mais linda ainda, se você quiser comprar é só clicar na imagem abaixo





    Continuar lendo

    Pai rico, pai pobre resenha

    Pai rico, pai pobre


    "O exercício mental adequado aumenta as suas chances de ficar rico.
    Há uma diferença entre ser pobre e estar quebrado. Estar pobre é temporário."


    Essas são algumas das frases que mais me marcaram na leitura de Pai rico, pai pobre!  

    Estamos em um tempo em que a economia vai entrar em tempos sombrios e vai ficar mais difícil ganhar dinheiro.

    Será mesmo? Segundo o livro “Pai rico, pai pobre “as galinhas pessimistas sempre estarão vendo o céu caindo”, é algo que eu escuto desde 2018 depois da crise dos caminhoneiros, sempre haverá pessoas que culparão as crises por seus próprios erros e outras que encontrarão oportunidades.

    Pai rico pai pobre, escrito por Robert Kyosaki, traz valiosas lições de como os ricos educam seus filhos para atingirem o sucesso financeiro e seu conteúdo ainda é muito atual mesmo 23 anos depois!

    O que eu achei mais interessante no livro é que além de ele citar conceitos relacionados a como lidar com o dinheiro, é possível relacionar essa filosofia para como lidamos com a vida e seus desafios também.

    Meu pai tem uma frase que eu e as minhas irmãs sempre tiramos sarro “Não vai comprar um celular, guarda esse dinheiro para comprar um terreno”. Lendo esse livro, eu entendi melhor, meu pai estava aplicando diretamente o ensinamento “invista em ativos e não em passivos”. Ele estava ensinando que não é interessante gastar com coisas que desvalorizam com o tempo mas sim com coisas que vão te trazer rendimentos e retornos no curto ou longo prazo.

    Se você ainda não sabe por onde começar para ter uma relação melhor com o seu dinheiro, esse livro é um ótimo começo, vou tentar colocar aqui as lições que mais me marcaram: 

    Lição 1. Os ricos não trabalham pelo dinheiro


    Se aposentar ou atingir a liberdade financeira não é necessariamente parar de trabalhar, é escolher trabalhar ou não. No longo prazo não importa o que você ganhou, mas o quanto você conserva e por quantas gerações isso se conserva.

    A primeira lição apresentada pelo pai rico é, você não pode deixar o dinheiro te controlar, você tem que controla-lo. Trabalhar por coisas que você não acredita ou para pessoas que você não admira não é o caminho, as vezes vamos ter que passar por elas mas não podemos simplesmente aceitar e parar por ai! 

    Lição 2. Você precisa entender a diferença entre ativos e passivos.

    Ativos colocam dinheiro no seu bolso passivos te dão gastos.

    Ativos – Negócios que não precisam de mim, ações, títulos, fundos, imóveis que geram renda, promissórias, royalties.

    Passivos - Carros, casas que eu vou morar financiadas, etc.

    Definição de riqueza - Se eu parar de trabalhar hoje, por quanto tempo eu sobrevivo? Quanto os meus ativos cobrem as minhas despesas?

    Segundo o autor é nisso que você deve pensar na hora de "medir a sua riqueza" e também de programar os seus gastos. Os seus gastos devem sempre ser menores do que os seus ganhos e ele ainda complementa os luxos devem vir da sua coluna de ativos ou seja, do dinheiro que esta trabalhando para você.  

    Outra informação importante para diferenciar ativos de passivos é aumentar a sua inteligência financeira para isso ele recomenda que você fortaleça 4 pilares:  

    Alfabetização financeira – Entender sobre ativos e passivos, sobre como funcionam os tipos de investimento, alocação de curto, médio e longo prazo, como ler indicadores e os demais conceitos. 

    2.  Estratégias de investimento - Entender qual a estratégia de investimento funciona melhor para o seu perfil de investidor. 

    3. Saber sobre o mercado - O que está acontecendo no mercado atualmente? Como estão os indicadores macroeconômicos? Mantra: Se eu não conheço um investimento eu não faço!

    4. Saber jogar dentro da lei - Você não quer fazer nada ilegal não é mesmo? Então precisa conhecer sobre impostos, leis e todo o mais para que seus investimentos estejam dentro do jogo e não te causem nenhuma dor de cabeça! 


    Lição 3. Superando obstáculos

    1.   Medo – Ninguém ganha sem perder todos vão errar ou perder o como você lida com isso que vai fazer a diferença. No caso dos vencedores, o fracasso serve como uma inspiração, eles não têm medo de perder porque sabem quem são, mais detestam porque sabem que se perderem vão se esforçar para ser cada vez melhores e isso da trabalho! 

    Lembre-se não existe coragem sem medo. Coragem sem medo é irresponsabilidade, mas não existe isso de hora certa também, então o que você vai fazer a respeito?

    A escola nos ensina a ter medo do erro, porém somos seres humanos e só aprendemos errando e passamos boa parte da nossa vida com medo de nos arriscarmos e morrendo de medo de fracassar, dessa forma nós evitamos correr atrás dos nossos objetivos também!

    Ceticismo – Antes do sim, você receberá muitos nãos, mas se você parar no primeiro nunca vai achar o seu sim. “Os ricos analisam os pobres só criticam e ficam tão cegos em suas críticas que não encontram soluções”

    O que eu entendi que ele quis dizer sobre isso é, nunca vamos conseguir alcançar nada se desistirmos na primeira negativa, precisamos ser resilientes e acreditar no nosso potencial! 

    3.   Preguiça – Nunca diga que não dá para fazer alguma coisa, seja ela uma compra ou qualquer coisa. Troque essa afirmação por uma pergunta: Como eu posso fazer isso? Como eu posso comprar isso?

    A ambição é um ótimo remédio para a preguiça sonhando grande você tem gás para fazer sacrifícios e correr atrás dos seus sonhos.

    4.  Maus hábitos – pague você antes de pagar impostos e credores – Acho que é a dica que mais vejo os especialistas em investimentos e finanças repetindo. Eles querem dizer para você investir antes de gastar e não fazer o que a maioria das pessoas faz, investir com o que sobra, porque pode ser que não sobre nada! Desse modo se o dinheiro acabar você que lute para correr atrás do restante e pagar os seus credores. 

       

    “O que eu sei me faz ganhar dinheiro, o que eu não sei me faz perder dinheiro. Toda vez que eu fui arrogante (Achei que tinha certeza, ou que sabia o suficiente) eu perdi dinheiro, porque quando eu sou arrogante acredito que mesmo o que eu não sei não é importante”

     Bônus: 

    10 Passos para começar sua busca pela independência financeira: 

    1.       Encontre um propósito que faça o sacrifício parecer válido;

    2.       De passos diários em direção ao seu propósito.

    3.       Invista na sua instrução!

    4.       Escolha seus amigos com cuidado.

    5.       Domine uma formula e só então aprenda outra.

    6.       Pague a si mesmo primeiro;

    7.     Pague bem os seus corretores/advogados/contadores. – Contrate pessoas mais espertas que você.

    8.       Ativos compram supérfluos – Os ricos primeiro compram ativos e depois compram artigos de luxo.

    9.   Tenha heróis, pessoas bem-sucedidas que chegaram lá e que você possa se inspirar, dessa forma você sabe que também pode chegar lá.

    10.   Ensine e receberás – Doe o que você quer receber e receberás.


    Eu recomendo muito a leitura e dizem que a versão estendida esta melhor ainda do

    que essa que eu li! Para comprar click na imagem abaixo: 


     


    Continuar lendo
    Newer
    Stories
    Older
    Stories

    Me Segue lá

    • facebook
    • Instagram
    • pinterest

    Categorias

    2021 2022 Arte autobiografia Balneário Cambúriu cafés chickilit Clássicos Clube do livro Maringá Colleen Hoover Comédia crônica Curitiba Desenvolvimento Pessoal Dicas da Nati Distopias Drama ficção histórica Finanças maringá Nati Home Oscar literário Política receitas Reflexões restaurantes Romance Romance de época romance epistolar romance filosófico Sobre a Natália sophie kinsella Suspense Thriller Viagem ficcional Viagens

    Postagens Recentes

    Arquivos

    • novembro (1)
    • janeiro (1)
    • março (1)
    • fevereiro (1)
    • janeiro (1)
    • agosto (2)
    • julho (4)
    • junho (8)
    • maio (4)
    • abril (3)
    • março (7)
    • fevereiro (4)
    • janeiro (9)
    • dezembro (5)
    • novembro (5)
    • outubro (6)
    • setembro (3)
    • agosto (10)
    • julho (10)
    • junho (17)
    • maio (2)

    Postagens populares

    • O que fazer com os seus livros usados?
    • Os axiomas de Zurique - Resenha

    Postagens mais visitadas

    • Direitos máximos, deveres mínimos - Bruno Garschagen
    • Paris é uma festa - Ernest Hemingway

    Created with by BeautyTemplates

    Back to top