O livro que você precisa ler antes de começar a investir!

junho 02, 2020


Pai rico, pai pobre resenha

Pai rico, pai pobre


"O exercício mental adequado aumenta as suas chances de ficar rico.
Há uma diferença entre ser pobre e estar quebrado. Estar pobre é temporário."


Essas são algumas das frases que mais me marcaram na leitura de Pai rico, pai pobre!  

Estamos em um tempo em que a economia vai entrar em tempos sombrios e vai ficar mais difícil ganhar dinheiro.

Será mesmo? Segundo o livro “Pai rico, pai pobre “as galinhas pessimistas sempre estarão vendo o céu caindo”, é algo que eu escuto desde 2018 depois da crise dos caminhoneiros, sempre haverá pessoas que culparão as crises por seus próprios erros e outras que encontrarão oportunidades.

Pai rico pai pobre, escrito por Robert Kyosaki, traz valiosas lições de como os ricos educam seus filhos para atingirem o sucesso financeiro e seu conteúdo ainda é muito atual mesmo 23 anos depois!

O que eu achei mais interessante no livro é que além de ele citar conceitos relacionados a como lidar com o dinheiro, é possível relacionar essa filosofia para como lidamos com a vida e seus desafios também.

Meu pai tem uma frase que eu e as minhas irmãs sempre tiramos sarro “Não vai comprar um celular, guarda esse dinheiro para comprar um terreno”. Lendo esse livro, eu entendi melhor, meu pai estava aplicando diretamente o ensinamento “invista em ativos e não em passivos”. Ele estava ensinando que não é interessante gastar com coisas que desvalorizam com o tempo mas sim com coisas que vão te trazer rendimentos e retornos no curto ou longo prazo.

Se você ainda não sabe por onde começar para ter uma relação melhor com o seu dinheiro, esse livro é um ótimo começo, vou tentar colocar aqui as lições que mais me marcaram: 

Lição 1. Os ricos não trabalham pelo dinheiro


Se aposentar ou atingir a liberdade financeira não é necessariamente parar de trabalhar, é escolher trabalhar ou não. No longo prazo não importa o que você ganhou, mas o quanto você conserva e por quantas gerações isso se conserva.

A primeira lição apresentada pelo pai rico é, você não pode deixar o dinheiro te controlar, você tem que controla-lo. Trabalhar por coisas que você não acredita ou para pessoas que você não admira não é o caminho, as vezes vamos ter que passar por elas mas não podemos simplesmente aceitar e parar por ai! 

Lição 2. Você precisa entender a diferença entre ativos e passivos.

Ativos colocam dinheiro no seu bolso passivos te dão gastos.

Ativos – Negócios que não precisam de mim, ações, títulos, fundos, imóveis que geram renda, promissórias, royalties.

Passivos - Carros, casas que eu vou morar financiadas, etc.

Definição de riqueza - Se eu parar de trabalhar hoje, por quanto tempo eu sobrevivo? Quanto os meus ativos cobrem as minhas despesas?

Segundo o autor é nisso que você deve pensar na hora de "medir a sua riqueza" e também de programar os seus gastos. Os seus gastos devem sempre ser menores do que os seus ganhos e ele ainda complementa os luxos devem vir da sua coluna de ativos ou seja, do dinheiro que esta trabalhando para você.  

Outra informação importante para diferenciar ativos de passivos é aumentar a sua inteligência financeira para isso ele recomenda que você fortaleça 4 pilares:  

Alfabetização financeira – Entender sobre ativos e passivos, sobre como funcionam os tipos de investimento, alocação de curto, médio e longo prazo, como ler indicadores e os demais conceitos. 

2.  Estratégias de investimento - Entender qual a estratégia de investimento funciona melhor para o seu perfil de investidor. 

3. Saber sobre o mercado - O que está acontecendo no mercado atualmente? Como estão os indicadores macroeconômicos? Mantra: Se eu não conheço um investimento eu não faço!

4. Saber jogar dentro da lei - Você não quer fazer nada ilegal não é mesmo? Então precisa conhecer sobre impostos, leis e todo o mais para que seus investimentos estejam dentro do jogo e não te causem nenhuma dor de cabeça! 


Lição 3. Superando obstáculos

1.   Medo – Ninguém ganha sem perder todos vão errar ou perder o como você lida com isso que vai fazer a diferença. No caso dos vencedores, o fracasso serve como uma inspiração, eles não têm medo de perder porque sabem quem são, mais detestam porque sabem que se perderem vão se esforçar para ser cada vez melhores e isso da trabalho! 

Lembre-se não existe coragem sem medo. Coragem sem medo é irresponsabilidade, mas não existe isso de hora certa também, então o que você vai fazer a respeito?

A escola nos ensina a ter medo do erro, porém somos seres humanos e só aprendemos errando e passamos boa parte da nossa vida com medo de nos arriscarmos e morrendo de medo de fracassar, dessa forma nós evitamos correr atrás dos nossos objetivos também!

Ceticismo – Antes do sim, você receberá muitos nãos, mas se você parar no primeiro nunca vai achar o seu sim. “Os ricos analisam os pobres só criticam e ficam tão cegos em suas críticas que não encontram soluções”

O que eu entendi que ele quis dizer sobre isso é, nunca vamos conseguir alcançar nada se desistirmos na primeira negativa, precisamos ser resilientes e acreditar no nosso potencial! 

3.   Preguiça – Nunca diga que não dá para fazer alguma coisa, seja ela uma compra ou qualquer coisa. Troque essa afirmação por uma pergunta: Como eu posso fazer isso? Como eu posso comprar isso?

A ambição é um ótimo remédio para a preguiça sonhando grande você tem gás para fazer sacrifícios e correr atrás dos seus sonhos.

4.  Maus hábitos – pague você antes de pagar impostos e credores – Acho que é a dica que mais vejo os especialistas em investimentos e finanças repetindo. Eles querem dizer para você investir antes de gastar e não fazer o que a maioria das pessoas faz, investir com o que sobra, porque pode ser que não sobre nada! Desse modo se o dinheiro acabar você que lute para correr atrás do restante e pagar os seus credores. 

   

“O que eu sei me faz ganhar dinheiro, o que eu não sei me faz perder dinheiro. Toda vez que eu fui arrogante (Achei que tinha certeza, ou que sabia o suficiente) eu perdi dinheiro, porque quando eu sou arrogante acredito que mesmo o que eu não sei não é importante”

 Bônus: 

10 Passos para começar sua busca pela independência financeira: 

1.       Encontre um propósito que faça o sacrifício parecer válido;

2.       De passos diários em direção ao seu propósito.

3.       Invista na sua instrução!

4.       Escolha seus amigos com cuidado.

5.       Domine uma formula e só então aprenda outra.

6.       Pague a si mesmo primeiro;

7.     Pague bem os seus corretores/advogados/contadores. – Contrate pessoas mais espertas que você.

8.       Ativos compram supérfluos – Os ricos primeiro compram ativos e depois compram artigos de luxo.

9.   Tenha heróis, pessoas bem-sucedidas que chegaram lá e que você possa se inspirar, dessa forma você sabe que também pode chegar lá.

10.   Ensine e receberás – Doe o que você quer receber e receberás.


Eu recomendo muito a leitura e dizem que a versão estendida esta melhor ainda do

que essa que eu li! Para comprar click na imagem abaixo: 


 


Leia também

0 comentários