As minhas impressões sobre A insustentável leveza do ser de Milan Kundera

junho 16, 2020





    A insustentável leveza do ser foi meu primeiro contato com Milan Kundera, o livro me despertou tantas reflexões que esta sendo difícil de condensar tudo em um só texto. 

    É uma obra realista (estilo literário do século XIX), um pouco diferente do que eu estou acostumada a ler, o autor constrói o enredo debatendo sobre a existência humana de forma reflexiva e filosófica e dessa forma o leitor acompanha a história através dos pensamentos e angustias de cada personagem com observações complementares do próprio autor.
   
   O livro não tem uma linha do tempo linear e gira em torno de quatro personagens principais: Tomas, Tereza, Sabina e Franz e tem como pano de fundo a Primavera de Praga,em 1968, época em que a antiga Checoslováquia, atual Republica Tcheca, vivia sob o regime autoritário da União Soviética. 

    São abordados assuntos como amor, fidelidade, traição, carreira, politica e a vida como um todo. 
     
    O livro já começa reflexões filosóficas do autor com a introdução do Mito do "Eterno Retorno" de Nietzsche que diz que um dia tudo vai se repetir tal como foi vivido e que essa repetição ainda vai se repetir indefinidamente.
    Se cada segundo de nossas vidas deve se repetir um número infinito de vezes, estamos pregados na eternidade como Cristo na cruz. Que ideia atroz! No mundo do eterno retorno, cada gesto carrega o peso de uma insustentável leveza. Isso é o que fazia com que Nietzsche dissesse que a ideia do eterno retorno é o mais pesado dos fardos. Se o eterno retorno é o mais pesado dos fardos, nossas vidas, sobre esse pano de fundo, podem parecer em toda a sua esplendida leveza
    Kundera também discorre sobre o a dualidade das coisas, introduzindo uo pensamento do filósofo Parmênides "o universo esta dividido em duplas de contrários: A luz e a obscuridade, o grosso e o fino, o quente e o frio, o ser e o não-ser. Um dos polos será positivo (o claro, o quente, o fino, o ser) e outro, negativo. E o que é positivo o peso ou a leveza?"

  Ele constrói seus personagens em duplas de oposição Tereza o oposto de Sabina e Franz o oposto de Tomas e vai trabalhando dessa forma durante o livro sua reflexão sobre a existência humana, o eterno retorno e peso versos leveza.

    Outra coisa que me marcou no livro foi a descrição do regime autoritário em que a história tem pano de fundo, algo que me despertou medo, o fato que existir uma policia secreta onde seus atos são vigiados o tempo todo, no trabalho em casa, através de escutas e espiões além da ausência de liberdade de expressão, quem ousasse se colocar contra, ou critico ao regime poderia sofrer chantagens, rebaixamentos ou no pior caso, perseguições.  

    Ainda sobre o pano de fundo, o seguinte trecho do livro me chamou a atenção:
Aqueles que pensam que os regimes comunistas da Europa Central são obra exclusiva de criminosos deixam na sombra uma verdade fundamental: os regimes criminosos não foram feitos por criminosos mas por entusiastas convencidos de terem descoberto o único caminho para o paraíso. Defendiam corajosamente esse caminho, executando, por isso, centenas de pessoas. Mais tarde ficou claro como o dia que o paraíso não existia, e que portanto os entusiastas eram assassinos.
           
A insustentável leveza do ser foi meu primeiro contato com Milan Kundera mas com certeza não será o ultimo, é um livro que me tirou da zona de conforto como leitora e recomendo muito que você leia e tire você mesmo suas próprias conclusões.

Para comprar o livro clique aqui

Leia também

0 comentários