Páginas

  • Home
  • Contato
Tecnologia do Blogger.
facebook instagram

Natália Picoli

Leituras, viagens e morar bem

    • Lidos em 2023
    • Wishlist de leitura



    A garota italiana poderia ser a a garota mexicana com tantas reviravoltas que acontecem na trama, mas eu amo isso então não é uma reclamação! 😂

    O livro conta a história de Rossana uma garota napolitana de origem humilde que descobre sua voz, seu grande dom aos 11 anos assim como sua maior paixão o cantor de ópera de profissão e mulherengo nas horas vagas Roberto Rossini.

    Acompanhamos a evolução de paixão pela música e por Roberto, como acompanhamos uma amiga vivendo um relacionamento tóxico e fazendo as maiores loucuras por amor.

    Eu adorei o livro e como sempre a Lucinda me prende e me faz querer largar tudo para ler o livro, esse é um de seus primeiros livros lançados em 1996 e relançado em 2015, é contado em flashbacks como seu estilo pede porém não tem nenhuma relação ancestral como nos livros mais recentes dela.

    Meu lado aquariana não conseguiu entender tão bem a mente da personagem principal e essa paixão doentia e eu queria fazer uma intervenção com ela a cada página, mas acho que essa é a graça da leitura, viver a vida através de personagens que são diferentes de nós!

    E você já leu a garota italiana? Se sim me conta o que achou! Se você gostou da dica provavelmente vai AMAR a saga das 7 irmãs da mesma autora, clica aqui para conferir! 

    Lembrando que se você for comprar alguma dica aqui do blog não esqueça de usar o meu link da amazon, você paga a mesma coisa e eu ganho uma pequena comissão! 

    Continuar lendo



    O ego é seu inimigo foi o livro de junho do clube leitura orgânica confesso que não estava tão animada assim com a leitura mas no final me apaixonei por ele e acho que todo mundo deveria ler! 

    O livro fala sobre o ponto de vista do autor sobre como o ego pode nos atrapalhar em 3 etapas da vida: na aspiração, no sucesso e no fracasso, para ilustrar seu ponto de vista o autor trás vários exemplos de situações e pessoas reais. 

    Eu gostei de todas as partes mas a que mais me chamou a atenção e que fez esse livro entrar no meu coração foi a terceira, a parte sobre o ego e o fracasso. 

    No começo do livro me peguei pensando "porque esse livro não chegou até mim antes" mas depois de refletir um  pouco talvez se ele tivesse chego na adolescência ou aos meus 20 anos eu não tivesse interpretado da mesma forma, os jovens tem uma tendência a ser egocêntricos e achar que sabem mais e melhor do que a geração anterior não é atoa os combates entre a geração Z e os Millenials no tiktok e twitter. Não que eu esteja muito velha, afinal eu só tenho 26 anos, o ponto aqui é que não é um livro fácil de ler a menos que você esteja aberto a deixar seu ego de lado. 

    Eu separei os 3 principais pontos que eu aprendi com esse livro e quero dividir com você para quem sabe te inspirar a lê-lo. 

    1) Foque a cada dia em ser uma PESSSOA melhor, não em ser um profissional melhor. Ser uma pessoa melhor é o que te levará a ser um profissional excelente o contrário nem sempre é verdadeiro. 

    2) Nossos problemas normalmente são muito menores do que parecem! Essa lição me lembrou uma conversa que eu tive com um amigo na faculdade, tínhamos acabado a ultima prova do semestre e as notas só sairiam daqui a 15 dias, naquela noite nós tínhamos uma festa, marcada a meses e eu estava quase desistindo de ir morrendo de medo de ter ido mal na prova ai ele me deu uma bronca e disse: "Daqui a um ano qual a importância dessa prova na sua vida? Essa festa pode ser incrível e dela você vai se lembrar, das risadas, das histórias, mas da prova no máximo você vai ter que fazer de novo" Então eu fui na festa, no final das contas eu não precisei refazer a prova, tinha tirado nota suficiente para passar na matéria, mas desde então toda vez que eu estou muito preocupada com alguma coisa eu me pergunto: daqui um ano o quanto isso vai importar? 

    3) Seu propósito não necessariamente precisa ser profissional pode ser ser feliz, ou aproveitar a vida, ou o que você quiser. As vezes passamos muito tempo preocupados com "qual é o meu propósito" "qual será o meu legado" que esquecemos de aproveitar o dia, de aproveitar pequenos momentos ou até mesmo de agir. Então a lição que eu tirei foi: aproveite ao máximo cada dia, faça o que você pode fazer de melhor, afinal não temos garantia do dia seguinte e quanto ao propósito ele é mutável, uma hora ele aparece na próxima ele muda e por ai vai!

    O ego é seu inimigo é um livro para ler de coração aberto e para refletir os vários tapas na cara que o autor te da, se você ficou interessado aproveita e já compra o livro aqui você paga o mesmo preço e ajuda esse blog a crescer!

    Espero que goste da dica e até a próxima! 

    Sobre o autor: 

    Ryan Holiday é um autor e estrategista de marketing. Aos 19 anos largou a faculdade para aprender com Robert Greene, autor de as 48 leis do poder, começou a trabalhar em agencias criativas que prestavam serviços para empresas como o Google.

    Ele já escreveu 10 livros e tem um blog recheado de posts incríveis e dicas de livros. 

    Para conferir outros títulos do autor clica aqui. 

    Continuar lendo

    Não preciso nem falar que desde o ano passado as pessoas começaram a ficar mais em casa e logo começaram a ver que as casas nem sempre eram um refúgio, um lugar gostoso e de descanso. no meio disso tudo algumas pessoas ainda precisaram começar a trabalhar em casa sem nem ter um espaço específico para isso deixando tudo ainda mais bagunçado! 

    Eu montei minha primeira casa com o meu namorado esse ano e depois de anos sonhando com a minha casa e desde 2013 alimentando uma pastinha no pinterest esse sonho se realizou, o que eu tinha na minha cabeça era que apesar de jovens e não querendo gastar muito nesse momento eu queria uma casa com cara de casa sabe? Confortável, que seja gostosa de receber os amigos, que a gente queira passar o fim de semana inteiro sem sair, afinal as opções estão escassas. 

    Eu notei que algumas coisas fazem muita diferença na hora de deixar a casa aconchegante e separei algumas para te ajudar nesse processo.

    1) TROQUE TODAS AS LÂMPADAS FRIAS POR QUENTES


    Nessa foto da internet temos o mesmo ambiente apenas mudando a temperatura da cor, qual deles parece ser mais aconchegante? O da esquerda né? Se você quiser muito deixe a cozinha e o home office com luz branca ou apenas as luminárias de trabalho, mas se não quiser juro que não precisa! 

    A luz quente de temperatura de 3000 até 2600 K inclusive é melhor para a nossa saúde em breve farei um post explicando certinho! Não elas não alteram a cor do ambiente, desde que você compre uma lâmpada com IRC acima de 80% as cores estarão preservadas e o ambiente e as pessoas estarão tão bonitos quanto uma selfie na Golden Hour! 

    2) OBJETOS COM MEMÓRIAS E SIGNIFICADOS

    Quadros comprados em uma viagem para Buzios, não tínhamos nem casa mas adoramos e hoje eles estão no nosso quarto! 


    Você acabou de se mudar e ainda não tem nenhum objeto decorativo para colocar na sua sala ou no seu quarto? Não desespere, esse tipo de coisa não é para ser construído da noite para o dia, saia olhe as lojas, mas traga para casa apenas coisas com significado que você realmente amou, aproveite viagens e faça compras em feirinhas traga lembranças! A sua casa é uma forma de você contar a sua história através dos objetos que você expõe, objetos de família, quadros, cartas enquadradas a criatividade é o limite! 

    3) TECIDOS NATURAIS 



    Os tecidos naturais são mais frescos, possuem um caimento mais orgânico e um toque diferenciado que não pinica, porém acabam sendo preteridos em algumas casas por conta da limpeza mais difícil que o sintético. 

    Essa tendência vem mudando, visto que as pessoas estão querendo casas mais reais e em maior contato com a natureza. 

    Os tecidos vão aparecer nos tapetes, sofás, cadeiras, cortinas, tente dar preferência para os naturais normalmente são as opções mais caras, caso não caiba no bolso a dica é apostar nos mistos e tentar pegar a maior porcentagem de tecido natural que couber no seu bolso! 

    4) PLANTAS 




    As plantinhas trazem beleza mas seus benefícios não param por ai! Elas trazem benefícios a saúde física e mental tais como: melhora na qualidade do ar, aumento da umidade do ar, diminuição do excesso de CO2 do ar que pode elevar a sonolência, trazem a sensação de bem-estar, aumento do otimismo e diminuição do estresse, através da diminuição da pressão sanguínea. 

    Você não precisar ter plantas de cuidados muito complicados caso você esteja assim como eu fazendo isso pela primeira vez, porém cuidar das plantinhas é uma espécie de terapia, além do trabalho manual temos que ter paciência e atender a cada uma delas com uma necessidade especial. Para mim foi incrível ver uma plantinha quase morta voltando a vida umas semanas depois por conta do cuidado adequado! 

    Atenção: Vale lembrar que cada espécie precisa de um cuidado especial e antes de levar para a sua casa é necessário verificar se a planta irá se adaptar a quantidade de luz, clima e temperatura! 

    5) TAPETES 



    O tapete mexe além do visual da casa com o sentido do toque, é bem diferente pisar em um piso frio e em um tapete quentinho não é mesmo? Ele da o arremate final na decoração e também ajuda a delimitar espaços! Eu adoro tapetes com tecidos naturais! Se você esta na dúvida na hora de escolher o seu tapete da uma olhada nesse post aqui! 

    6) TONS QUENTES 


    Calma! Você não precisa apostar em vermelho ou laranja para deixar a sua casa confortável, mas tenha itens de madeira, tenha itens em materiais naturais como palhinha, linho, algodão, procure cores e texturas que "aqueçam" a casa! Nos detalhes e no mobiliário fixo! Claro que todos os materiais precisam estar equilibrados! 

    Esta vendo na minha sala de jantar, tenho piso frio, paredes brancas, cadeiras e aparador preto, já pensou se fosse uma mesa de vidro ou uma mesa preta de pedra como ficaria frio? A madeira esquenta e trás aconchego! 

    EXTRA: TENHA O QUE VOCÊ AMA SEMPRE POR PERTO 


    O que você ama? O que te move? No meu caso são meus livros, eu sempre sonhei em ter a minha biblioteca, estilo bela e a fera sabe? Ainda não cheguei lá, mas minha casa é cheia de livros e tem um espaço especial para eles no meu home office. Se você ama velas, tenha-as por perto, se é seu violão, encontre um espaço para ele na decoração, lembre-se a casa é uma forma de você contar a sua história! 

    Continuar lendo




    O segundo livro da série Anne conseguiu ser ainda mais fofo que o primeiro! 

    No segundo volume da série acompanhamos Anne dos 16 aos 18 anos, ela está prestes a começar a lecionar na escola onde ela mesma estudou, acompanhamos uma jovem cheia de ideais, princípios e MUITAS expectativas de como será a vida como professora, tentando dar o seu melhor a cada dia e ser inspiração para seus pequenos alunos. 


    Acompanhamos ela e Marilha se adaptando a nova realidade em Green Gables sem Mathew e com a visão turva de Marilha, motivos pelos quais Anne não foi para Universidade que havia ganho a bolsa no primeiro livro, porém tentando sempre ter uma visão Pollyana da vida. Elas acabam adotando um casal de gêmeos de 7 anos, filhos de uma parente distante de Marilha que faleceu cedo, Dora é meiga e quietinha já Daivy é uma pérola e se mete em diversas enrascadas. 

    Novos personagens também aparecem como Paul Irving o doce aluno de Anne, um vizinho novo Sr. Harrison que parece rabugento mas se torna uma alma amiga, Srta. Lavender que Anne e Diana conhecem por acidente e é definitivamente uma alma irmã. 

    Além de todos os personagens novos Anne assume um papel maior na comunidade de Avonlea ela, Gilbert e seus amigos criam a Associação de melhoramento que busca arrecadar fundos para deixar a cidade cada vez melhor para se viver. 

    Para um livro escrito em 1909 é incrível ver os pontos de vista da autora que levanta como a ação punição física dos professores sobre os alunos,  sobre a importância de explicar os porques a todos os pequenos e como sempre a importância de se manter imaginando e sonhando mesmo despois de adulto! Durante uma das aulas Anne faz com que seus alunos escrevam resumos sobre seus pensamentos e sentimentos no lugar do aprendizado tradicional, algo moderno até mesmo para algumas escolas em 2021! 

    Super recomendo a leitura e estou ansiosa para começar o terceiro volume! 


    Se você for comprar o livro use meu link aqui, você paga a mesma coisa e eu ganho uma pequena comissão pela indicação! 

    Ordem dos livros: 

    Anne of Green Gables
    Anne of Avonlea
    Anne of the Island
    Anne of Windy Poplars
    Anne of Windy Willows
    Anne's House of Dreams
    Anne of Ingleside
    Rainbow Valley
    Rilla of Ingleside
    The Blythes Are Quoted

    Sobre a autora: 


    Lucy Maud Montgomery, uma das autoras mais conhecidas no Canadá, nasceu em 30 de novembro de 1874, "Maud" para a família e amigos, foi uma escritora canadense, mais conhecida como L.M. Montgomery, autora de uma série de romances que teve início com Anne of Green Gables, publicado em 1908, que teve sucesso imediato! 

    Durante sua vida, Montgomery publicou 20 romances, mais de 500contos, uma autobiografia, e um livro de poemas.

    Curiosidade: Consciente de sua fama, em 1920 Montgomery começou a editar e recopiar seus diários, apresentando a vida como ela queria que fosse lembrada, alterando ou omitindo alguns episódios. 

    Anne of Green Gables é muito conhecida no Japão. Todos os anos, milhares de turistas japoneses "fazem uma peregrinação a Green Gables na cidade de Cavendish em Prince Edward Island e muitos casais japoneses chegam a reservar o local  para realizar a cerimonia de casamento. 

    Um parque nacional foi criado perto de sua casa em Cavendish, em honra de suas obras.

    Outros Romances: 
    Kilmeny of the Orchard (1910)

    The Story Girl (1911)

    The Golden Road (1913) (sequência de The Story Girl)

    Emily of New Moon (1923)

    Emily Climbs (1925) (sequência de Emily of New Moon)

    The Blue Castle (1926)

    Emily's Quest (1927) (sequência de Emily Climbs)

    Magic for Marigold (1929)

    A Tangled Web (1931)

    Pat of Silver Bush (1933)

    Mistress Pat (1935) (sequência de Pat of Silver Bush)

    Jane of Lantern Hill (1937)


    Não-ficção

    Courageous Women (1934) (com Marian Keith  e Mabel Burns McKinley)


    Espero que você goste da leitura! 

    Beijos e até a próxima! 

    Continuar lendo


    Esse era um livro que já estava na minha lista desde o ano passado por indicação do Bruno Perini, então eu vi ele em um bazar por R$ 10,00 comprei e só peguei para ler em Maio. 

    Pelo título você consegue ver que o tema é finanças do casal, o autor separa o livro em algumas etapas do relacionamento: namoro, noivado, recém casados, finanças dos casais com filhos e planejamento do futuro da família. 

    Ele também te ajuda a identificar o perfil financeiro do casal: A todo vapor, um puxa o outro, um tropeça no outro. 

    E o perfil de cada um em: Poupador, Gastador, descontrolado, desligado e financista. 

    Ele da várias dicas de como lidar com o dinheiro em cada etapa do relacionamento e sobre como é importante conversar sobre dinheiro e os planos futuros de cada um desde o namoro para que eles se realizem de forma saudável e o relacionamento seja mais leve e duradouro. 

    Algumas coisas são um tanto óbvias, outras são dicas valiosas, porém eu estou aguardando o Vitor Hugo terminar a leitura para efetivamente colocarmos em prática as dicas do livro ai conseguirei dar minha opinião mais precisa! 

    Se você já leu, me conta o que você aplicou na vida real! 

    Continuar lendo

    Eu e o Vitor estamos indo para o nosso sétimo dia dos namorados juntos (muito tempo né?) e mesmo antes da pandemia nós costumávamos fazer jantinha em casa, afinal começamos a namorar na faculdade o que deixava o orçamento apertado e depois acabamos vendo que dia dos namorados em restaurante acaba sendo muito lotado e com um valor bem alto, em casa tem mais privacidade e podemos fazer algo bem gostoso o único ônus é lavar a louça no final! 

    O cardápio começou com hambúrguer, já passou por fondue, já teve ano que passou em branco graças a distância, ano passado fizemos duas comemorações e esse ano estou torcendo para o cardápio dar certo! 

    Vou dividir algumas ideias aqui com vocês para inspirar quem quiser passar o sábado em casa sem perder o estilo e o romantismo!   


    Opção 1 : Steak au poivre e Galete de aipim 



    Nome chique né? Mas a receita é simples é um file com bastante pimenta, um molhinho e um crocante de mandioca. 

    Ingredientes: 

    Filet Mingon ou Alcatra 
    Aipim ou Mandioca (o nome depende da sua região mas é a mesma coisa) - Se você comprou ela congelada, deixe ela chegar em temperatura ambiente para não soltar muita água na hora de ralar! 
    Azeite 
    Bacon 
    Pimenta do reino fresca moída na hora
    Alho 
    Manteiga 
    Creme de leite fresco 
    Sal a gosto 

    Modo de preparo: 

    1) Unte uma forma com azeite, rale o aipim sem casca e faça montinhos para formar as galetes, procure deixar uma bem separadinha da outra. Não deixe elas muito fininhas para não queimar e de uma apertadinha para conforme ela for assando ela vá soltando o amido e grudando uma na outra. Corte pedacinhos de bacon em cubos e coloque por cima de cada galete e por fim adicione um fiozinho de azeite e sal, leve ao forno baixo por 20 minutos ou até dourar as beiradinhas, vire e asse do outro lado por mais ou menos 10/15 min ou até ficar bem douradinho.

    2) Salgue a carne dos dois lados, moa a pimenta do reino fresca em um prato ou refratário e "empane" o bife dos dois lados na pimenta em temperatura ambiente. 

    3) Em uma frigideira coloque manteiga e um dente de alho cortado para saborizar a manteiga, quando ela estiver bem quente adicione a carne (afastada uma da outra para não soltar água) e deixe 3 minutos de cada lado, retire os bifes e reserve.

    4) Na frigideira que você fritou a carne adicione creme de leite fresco para soltar o fundo da panela e fazer o molinho que vai por cima da carne. 

    5) Monte o prato: galete + carne + molho + verdinhos para decorar.

    Eu amei essa receita, fizemos no ano passado para ver o passo a passo vai no instagram da Elisa Sonnenfeld que tem um destaque lá no final com ela! 

    Opção 2 : Macarrão ao molho pesto com burrata 



    Caso alguém não coma carne essa é uma ótima pedida! Deliciosa e fácil! 
    Obs: a foto não é das mais bonitas mas eu JURO que é perfeito! 

    Ingredientes: 

    Macarrão de sua preferência 
    1 maço de manjericão 
    1 xícara de parmesão ralado 
    12 castanhas-do-pará 
    2 xícaras de azeite 
    Raspas de limão siciliano 
    1 Burrata 

    Modo de preparo 

    1) Em uma panela com água fervente, cozinhe o manjericão por um minuto. 
    Escorra e transfira para o liquidificador com o azeite, as castanhas e o parmesão. Bata até formar uma mistura homogênea.

    2) Cozinhe a massa seguindo as instruções da embalagem. 

    3) Misture o molho pesto no macarrão, abra um espaço e coloque a burrata. 

    4) Finalize com as raspas de limão siciliano.

    Nosso Cardápio 2021

    Nesse sábado vamos testar uma receita nova e estou animada e com medo, torcendo para dar certo! O carápio vai ser: Steack Tartare de entrada, Risoto de camarão como prato principal e sobremesa por enquanto será canolli (minha favorita) se o Vitor conseguir comprar aqui em Maringá! O risoto eu já fiz varias vezes e amo o resultado o que me assusta mesmo é o tartare, mas eu estou morrendo de vontade e resolvemos testar! 

    Para o Steak Tartare eu vou testar essa receita aqui  assim que eu fizer conto o resultado! 

    Risoto de camarão 

    Ingredientes: 


    400 Gramas de camarão limpo
    4 a 10 Xícaras de caldo de legumes
    1 Talo de alho poró
    2 Xícaras de arroz arbóreo
    ½ xícara de vinho branco
    2 Colheres de sopa de manteiga
    50g de queijo

    Modo de preparo: 


    1) Aqueça o caldo de legumes e de um susto no camarão até que ele fique rosado, retire o camarão e reserve. 
    2) Em uma panela refogue o alho poró cortado em rodelas na manteiga, quando estiver macio adicione o arroz arbóreo e em seguida o vinho, mexendo até que ele evapore. Coloque 2 conchas do caldo de legumes e vá mexendo. Quando o caldo começar a secar, acrescente mais uma concha, até o arroz ficar al dente, conforme ele for chegando no ponto, diminua a quantidade de caldo que você adiciona a cada vez. 
    3) Quando ele estiver al dente acrescente o camarão, o queijo e a manteiga gelada mexa bem até́ ficar cremoso e todos os ingredientes incorporados.
    As fotos do nosso cardápio de sábado vão ser atualizadas depois, espero que com sucesso hahaha 
    Espero que tenha dado alguma luz para você que estava sem ideias! Se fizer alguma das receitas não esquece de me contar! Um beijo! 



    Continuar lendo

    Até agora a Sombra do vento foi o meu livro favorito do ano! 🥰

    Um daqueles livros que é difícil de soltar, cheio de personagens, reviravoltas, detalhes e ação!

    A Sombra do Vento começa em 1945 em Barcelona no aniversário de 10 anos de Daniel Sempere, seu pai dono de uma livraria o leva em comemoração para um cemitério de livros, um lugar secreto para pessoas comuns e conhecido por um seleto grupo, lá ele pode escolher um livro como presente de aniversário. 

    Ele escolhe um livro chamado A sombra do vento de julian carax, devora o livro em uma noite e já quer ler todos os livros do autor, porém ele descobre que tirando esse exemplar todos os outros livros do autor foram queimados por um homem que se fazia passar por um personagem do livro e que o autor morreu misteriosamente, sua curiosidade infantil cria várias teorias sobre a vida do autor é isso só aumenta conforme ele fica mais velho.

    Acompanhamos Daniel crescer e desvendar o mistério por trás de a sombra do vento.

    Não conhecia Carlos Ruiz Zafón e já me falaram que os outros livros dele também são incríveis!

    Se você ficou interessado é só clicar aqui e garantir a sua leitura!


    Continuar lendo

     




    A filha perdida da Elena Ferrante foi o livro do Clube do livro Maringa do mês passado, infelizmente não pude participar da reunião mas fiquei sabendo que foi ótima!

    A filha perdida conta a história de Leda, uma professora universitária de meia-idade que decide tirar férias após suas filhas já crescidas irem morar com o pai no Canadá.

    Na praia ela começa a observar a dinâmica de uma mãe e uma criança e começa a se lembrar sobre essa fase com suas próprias filhas.


    É um livro bem rápido de ler e que trás muitas reflexões sobre a maternidade, mas aquelas que nem todo mundo comenta sabe? Como depressão pós parto, se você tem realmente vontade de ser mãe, a relação mãe e filha na infância e adolescência e tudo o que é preciso abrir mão para se tornar mãe. 


    Confesso que tive um pouco de dificuldade de me colocar no lugar da personagem por ainda não ser mãe, achei ela um pouco problemática e com a necessidade urgente de terapia (todos nós precisamos se olharmos bem pertinho) por isso queria a opinião de alguém com filhos sobre o livro! 

    É um livro rápido e envolvente de ler, porém se você ainda não é mãe como eu, pode ter dificuldades de se conectar! Ficou interessada? Clica aqui e garante o seu livro!


    Se você já leu, me conta o que você achou!

    Continuar lendo
    Newer
    Stories
    Older
    Stories

    Me Segue lá

    • facebook
    • Instagram
    • pinterest

    Categorias

    2021 2022 Arte autobiografia Balneário Cambúriu cafés chickilit Clássicos Clube do livro Maringá Colleen Hoover Comédia crônica Curitiba Desenvolvimento Pessoal Dicas da Nati Distopias Drama ficção histórica Finanças maringá Nati Home Oscar literário Política receitas Reflexões restaurantes Romance Romance de época romance epistolar romance filosófico Sobre a Natália sophie kinsella Suspense Thriller Viagem ficcional Viagens

    Postagens Recentes

    Arquivos

    • novembro (1)
    • janeiro (1)
    • março (1)
    • fevereiro (1)
    • janeiro (1)
    • agosto (2)
    • julho (4)
    • junho (8)
    • maio (4)
    • abril (3)
    • março (7)
    • fevereiro (4)
    • janeiro (9)
    • dezembro (5)
    • novembro (5)
    • outubro (6)
    • setembro (3)
    • agosto (10)
    • julho (10)
    • junho (17)
    • maio (2)

    Postagens populares

    • O que fazer com os seus livros usados?
    • Os axiomas de Zurique - Resenha

    Postagens mais visitadas

    • Direitos máximos, deveres mínimos - Bruno Garschagen
    • Paris é uma festa - Ernest Hemingway

    Created with by BeautyTemplates

    Back to top