Resenha o Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

março 05, 2021



Nós temos um compromisso com a verdade nesse blog e é meu dever avisar que eu não gostei desse livro! Ele é um clássico e super aclamado pela critica porém não faz o meu estilo, o que até me deixou um pouco chateada porque foi uma das minhas sugestões de leitura para o primeiro trimestre do Clube do livro maringá e eu fui com altas expectativas. 

Deixando minha opinião de fora por hora, vamos a sinopse:  

A trama se passa na aristocracia Inglesa do final do século XIX. O pintor Basil Hallward conhece um jovem, Dorian Gray, que o desperta uma admiração profunda impactando até mesmo a sua arte, ele resolve fazer um retrato de Dorian. Dorian é descrito como um personagem extremamente bonito, aquele tipo de beleza que é impossível ignorar sabe?

Porém ele só toma conhecimento desta beleza quando Basil esta finalizando o quadro e os dois estão na companhia de Lorde Henry Wotton, ao se ver pintado no quadro e escutar as reflexões do Lorde sobre a beleza, Dorian fica extremamente incomodado com o fato de envelhecer e o retrato permanecer igual. 

Ele deseja que o quadro envelheça e ele permaneça jovem, e como magica isso acontece. Dorian se afasta de Basil e passa cada vez mais tempo com Lorde Henry que o influencia em uma busca incessante pelo prazer e não se importa que suas ações possam prejudicar os outros. Aliás, ele pratica uma sucessão de atos imorais e parece que sempre escapa por conta de sua beleza ou de seu retrato que absorve os seus pecados. 

Porque não foi meu tipo? 
Acho que por ser um romance filosófico, com diálogos extremamente reflexivos e aquele tipo de história em que não acontece muita coisa me deixou sem tanto envolvimento com a narrativa. 

Porém eu falo que a seita do clube do livro gera uma ressignificação e depois da reunião eu até que estou mais simpática as reflexões propostas pelo autor, como o culto a beleza, o medo do envelhecimento, encarar nossas próprias sombras. Se são assuntos que te interessam ou se você gosta de diálogos reflexivos, pode ser uma boa pedida para você! 

Curiosidades

O livro já causou na época pois retratava uma vida sem valores morais, algo criticado na época, porém foi censurado pelo próprio autor em quase 500 palavras por conter insinuações sobre relacionamentos homoafetivos o que era considerado crime na época. Para amenizar isso ele adicionou aproximadamente 6 capítulos estendendo a história. 

Adaptações inspiradas no livro: 

O retrato de Dorian Gray (1945) para o cinema 
O retrato de Dorian Gray (2009) para o cinema - disponível no Amazon Prime Video 
Penny Dreadful (2014) - Série - disponível no Amazon Prime Video 
Chilling Adventures of Sabrina (2018) - Série - disponível na Netflix 

Sobre o autor

Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde, ou simplesmente Oscar Wilde Dublin, Irlanda, 16 de outubro de 1854 foi um influente escritor, poeta e dramaturgo irlandês.

Depois de escrever de diferentes formas ao longo da década de 1880, tornou-se um dos dramaturgos mais populares de Londres, em 1890. Hoje ele é lembrado por seus epigramas, peças e livros.

O autor foi julgado por ser sodomita (homossexual) o que era crime na época e o retrato de Dorian Gray foi utilizado como prova para a condenação. Foi condenado a dois anos de trabalho forçado e sua família se isolou na França onde ele passou seus últimos anos até morrer de meningite em 1900.

Espero que tenham gostado do post e lembrem-se não é porque todo mundo gosta que você precisa gostar de algum livro! 

Leia também

0 comentários