As agentes secretas de Paris - Pam Jenoff - Resenha

janeiro 25, 2021

 


O livro As agentes secretas de Paris foi lançado em português no ano passado (2020) e foi um dos livros do mês do clube de leitura Books da Luli lá no instagram, desde então eu estava instigada para conhecer mais sobre o livro, aproveitei que agora em janeiro ele foi a escolha do clube da @instabookdodia e devorei o livro em uma semana. 

Se você ainda não conhece nada sobre o livro, vamos a sinopse da editora: 

1946, Manhattan, Um ano depois do fim da Segunda Guerra Mundial, Grace Healey encontra uma mala debaixo de um banco da Grand Central Station, em Nova York. Incapaz de resistir à própria curiosidade, ela abre a bagagem e descobre uma dúzia de fotografias de mulheres com seus nomes escritos no verso. Em um momento de impulso e sem saber muito bem por quê, Grace pega as fotos e rapidamente deixa a estação.

Ela logo descobre que a mala pertencia a Eleanor Trigg, líder de uma rede de agentes secretas inglesas durante a guerra. Doze delas foram enviadas para a França ocupada pelos nazistas como mensageiras e operadoras de rádio para ajudar a resistência, mas nunca voltaram para casa. Na tentativa de descobrir a verdade sobre as mulheres nas fotografias, Grace se vê envolvida na história de uma jovem mãe e agente chamada Marie, cuja missão desafiadora revela uma surpreendente história sobre amizade, bravura e traição.

Vividamente narrado e inspirado em casos reais da Segunda Guerra, Pam Jenoff, autora best-seller do The New York Times, apresenta uma história de incríveis heroínas que ajudaram a derrubar o nazismo. Do ponto de vista de Grace, Eleanor e Marie, a autora cria um admirável romance sobre coragem e a força das mulheres para frente às piores circunstâncias.

Acompanhamos o enredo e as peças da verdadeira história por trás das agentes secretas de Paris através de 3 pontos de vistas: o de Grace, que acha a mala e esta 2 anos depois das missões, o de Eleanor Trigg que cria a missão, seleciona e treina as agentes e o de Marie, que vai para campo e realmente "vive a guerra". 

O interessante do livro é que ele te faz pensar sobre uma parte da guerra que não é aprendida nos livros de história nem nos filmes de ação, as pequenas manobras feitas para desestabilizar os nazistas, os agentes que faziam pequenas coisas e as mulheres que trabalharam nesse processo. Eu achei isso muito interessante pois é um cenário que eu nunca havia parado para imaginar vividamente e que não é tão distante assim. 

Como os outros dois livros que eu li esse ano acho que o fato de a autora intercalar os narradores da um ritmo de leitura fluida e dinâmica, que eu amo. 

Para comprar o livro é só clicar aqui.

Se você conseguir prefira ler o livro em inglês porque na versão física e digital em português os nomes de Marie e Grace foram trocados algumas vezes, você consegue perceber pelo contexto, porém fiquei me perguntando se algum erro de tradução passou despercebido. 

Sobre a autora:

Pan Jenoff é autora, advogada e professora de direito na Universidade Rutgers em New Jersey. Ela escreve romances e ficção histórica (se você não conhece o gênero clique aqui para saber mais sobre) como o caso das agentes secretas de Paris. 

Outros livros da autora: 

The Kommandant's Girl ou A amante do Oficial em português (2007)

The Diplomat's Wife (2008)

Almost Home (2008)

A Hidden Affair

The Things We Cherished

The Ambassador's Daughter (2013)

The Winter Guest (2014)

The Other Girl (2014)

The Last Summer at Chelsea Beach (2015)

The Orphan's Tale ou o Menino do vagão em português (2017)



Leia também

0 comentários