Ler ou não os segredos da mente milionária?
outubro 08, 2020Ele tem uma capa e um título bem com cara de auto-ajuda né? Confesso que o jeito que o autor fica pedindo para você repetir as coisas em voz alta também não me agrada muito, mas a essência do conteúdo do livro foi muito positiva para mim.
Caso você não conheça a ideia do livro é como você lida com o seu dinheiro, crenças ou arquivos como o autor gosta de chamar que foram inseridos durante a sua vida na sua cabeça e por conta deles você tem mais ou menos facilidade para lidar com as finanças.
O livro é dividido em três partes:
PARTE 1: Seu modelo de dinheiro
Nessa parte o autor te ajuda a identificar qual a sua relação com dinheiro. Você já ouviu casos de pessoas que ganharam muito dinheiro mas perderam tudo? Segundo o autor isso acontece porque provavelmente essas pessoas associavam o dinheiro a coisas ruins, por isso encontravam formas inconscientemente de se livrar dele. Dentre outros conceitos ele te ajuda a identificar as crenças que te impedem de ganhar ou manter o dinheiro com você.
PARTE 2: Arquivos de riqueza
Nessa parte o autor trás 17 "arquivos de riqueza" que segundo ele é o que diferencia o modo de pensar e agir dos ricos das outras pessoas.
Nesses arquivos ele aborda diversos aspectos da nossa mentalidade e finaliza com alguns exercícios práticos, além de uma frase para você repetir em voz alta (eu confesso que não repeti, mas fiz alguns exercícios e estou querendo fazer novamente).
O primeiro assunto abordado é a auto responsabilidade, ele utiliza uma frase que eu achei o máximo "Você não vê nenhum rico se fazendo de vítima", você pode até ver, mas aquele que realmente construiu seu patrimônio e lutou por isso raramente conseguiu se vitimando e encontrando desculpas.
Ele fala também sobre a importância de querer ser rico, mas querer apenas não adianta é preciso criar um compromisso, uma meta e estabelecer um plano de ação concreto, focar nas oportunidades ao invés dos obstáculos, pensar grande e não acreditar que um problema vai ser o fim do mundo, mas sim que você é maior do que ele e vai resolve-lo.
Outro ponto levantado pelo autor é sobre a sua relação com aqueles que já são ricos, você os admira ou os ressente? Ele explica neste arquivo que no caso de você acreditar que os ricos são pessoas más, você esta programando o seu cérebro para não ser um deles.
O autor também pede para você analisar as suas companhias, são pessoas positivas e que são ou estão em busca do sucesso? ou são pessoas negativas e fracassadas? Segundo ele, com quem você escolhe se envolver dirá muito sobre onde você vai chegar. Não que você tenha que se envolver com amigos por interesse, mas porque ficar mantendo pessoas negativas e que te puxam para baixo a sua volta?
Você prefere ser remunerado pelos seus resultados ou pelo tempo que você demora para atingi-los? Segundo o autor os ricos preferem ser remunerados pelos seus resultados, pois as vezes conseguem bons resultados em pouco tempo, agregando valor ao seu cliente e conseguindo um rendimento muito maior do que por tempo que é escasso.
Como você administra o seu dinheiro? Ricos administram bem, outras pessoas administram mal. Você analisa seu patrimônio líquido ou apenas o rendimento mensal? Você gasta mais ou menos do que você ganha? Ou você controla o seu dinheiro ou ele controla você.
"O hábito de administrar o dinheiro é mais importante do que a quantidade que você tem"
Além disso ele aborda a sua relação com vendas, recebimento, abundancia e medo.
O último "arquivo" para mim é muito valioso e o motivo central que justifica a leitura do livro "As pessoas ricas se aprimoram e aprendem o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo", ou seja, tenha foco em aprender sempre coisas novas e ser um eterno aprendiz, se você se encontrar em uma posição "sabe tudo" acenda um alerta e reveja!
PARTE 3: E agora o que eu faço?
Nessa parte o autor faz o fechamento do livro e te incentiva a colocar todos os exercícios em prática.
Em resumo o ponto chave é: o poder do que você pensa.
"Pensamentos conduzem a sentimentos, sentimentos conduzem a ações e ações conduzem a resultados"
Agora que você conhece a ideia central do livro, pode decidir se vale a pena ou não a leitura!
Espero que tenham gostado do post e se tiver alguma dúvida ou comentário é só deixar aqui em baixo!
Caso você queira comprar o livro é só clicar aqui
0 comentários