A nudez da verdade - Fernando Sabino
outubro 02, 2020
O que você faria se estivesse pelada (o) no meio da rua sem ter como voltar para casa?
E o que você faria se visse um homem correndo pelado pelas ruas do Rio de Janeiro?
É dentro desse contexto que se passa A nudez da Verdade de Fernando Sabino, uma crônica divertidíssima, texto leve e curto, ótimo para quem esta a um tempo sem ler e quer recriar o hábito da leitura!
O personagem principal dessa crônica é Telmo Proença um carioca de 48 anos, casado com Carla, ele esta com uma viagem marcada para São Paulo para uma premiação e na véspera descobre que vai sozinho, pois sua esposa decide ficar.
Chegando no aeroporto encontra com um grupo animado de músicos que também vai ao evento e como um bom grupo de brasileiros começam a fazer festa ali mesmo, o voo é cancelado e transferido para a manhã seguinte, o grupo que já esta animado vai para onde? Sim, para o bar, do bar para um after e por ai noite a dentro.
Ao acordar pela manhã, Telmo descobre que perdeu o voo e acidentalmente se vê trancado pelo lado de fora da residência, totalmente nu, sem ter como voltar e é ai que a confusão começa, uma atrás da outra enquanto ele é perseguido pelos moradores e pela polícia do Rio de Janeiro.
O autor consegue deixar o leitor aflito pensando no que vai acontecer e como Proença vai sair dessa, como são apenas 84 páginas você consegue descobrir em uma sentada o desfecho da história, eu particularmente amei ele.
Eu achei o livro muito divertido em alguns momentos não gostei de alguns termos usados pelo autor, mas entendo que o texto base para a crônica foi publicado em 1975 e de lá para cá a cabeça das pessoas mudou bastante, ignorando esses termos achei a leitura muito divertida e super recomendo!
Ficou animado e quer comprar o livro? Clica aqui
Se você não liga muito para livros novos, eu recomendo procurar em algum sebo, eu paguei apenas R$ 10,00 na minha edição e aposto que por ser um livro mais antigo seja fácil de encontrar.
O que eu achei legal é que junto vem um folheto falando um pouco da vida do autor e com algumas perguntinhas sobre o livro, imagino que seja alguma edição de preparação para vestibular.
Sobre o autor
Fernando Sabino é um autor mineiro, faleceu em 2004 com 81 anos, com 48 obras publicas. Ele fez parte da terceira fase do modernismo brasileiro, movimento que se caracteriza pelo anti-conservadorismo se destacava por suas crônicas, novelas, contos e romances.
Em suas obras, também podemos verificar a presença de questões existenciais, comuns a essa geração, além do diálogo interior típico do romance psicológico, como por exemplo esse trecho da página 70 de a nudez da verdade:
"No seu caso, teria de se vestir para provar que era normal, voltar a esconder sob a roupa o atributo de sua condição de homem, para ser aceito pelos outros homens."
Em todos os textos do autor o leitor convive, criticamente, com um universo sensível e diversificado de tipos humanos e situações que contribuem para uma análise do homem contemporâneo e seus complexos questionamentos da realidade na qual esta inserido.
SPOILER ALERT!!!!
Quem mais desconfiou da carla desde o primeiro capítulo respira!!!!! Sabia que alguma coisa tinha para ela desmarcar essa viagem de ultima hora e o Lincon também me pareceu surpreso, quem mais teve essa impressão??? Me conta nos comentários.
0 comentários