Hit makers - como nascem as tendências - Derek thompson
agosto 10, 2021Como boa aquariana que sou meu relacionamento com as tendências é de amor e ódio, calma eu te explico eu AMO conhecer novidades, descobrir o que promete virar moda e estar por dentro de tudo que esta nascendo mas eu ODEIO quando a tendência vida moda e algo que era novidade cai na boca do povo, deve ser por isso que eu amo estudar sobre e através de pesquisas cheguei no livro Hit makers um livro que promete falar sobre o nascimento das tendências.
O autor reúne diversas histórias do mundo pop para definir os seus conceitos de como apesar da aleatoriedade as tendências tem algumas coisinhas em comum. (alguns pontos inclusive me lembraram a lógica do cisne negro)
Ele começa o livro explicando que o ser humano busca um mix entre fluência e disfluência, busca coisas que parecem novidade porém que sejam seguras e familiares ao mesmo tempo.
Outro ponto que o autor aborda é a questão da exposição, o famoso quem não é visto não é lembrado, porque você gosta de algo? Será que é porque você realmente gosta, ou porque foi mais exposto a determinada coisa?
O livro aborda também o poder da repetição em estruturas de discurso e sobre como devemos desconfiar de belas histórias e palavras bonitas.
"As pessoas confiam em belas palavras até mesmo quando essas palavras estão erradas"
O livro também conta o case do Star Wars e como ao invés de ser algo totalmente novo ele é uma mistura de várias coisas memoráveis e clichês, o que me lembrou o livro que eu preciso terminar Roube como um artista, que nos recomenda ao começar qualquer projeto se inspirar em quem nós admiramos porém diversificar essas fontes para termos um pouco de inspiração de cada lugar.
Outro ponto interessante que o autor trás é sobre o que as pessoas acham que querem: "Existe uma diferença entre o que as pessoas querem e o que elas falam que elas querem – as pessoas dizem que elas querem noticias serias em seus feeds mas a maioria clica em fotos engraçadas. As pessoas dizem que querem comer vegetais mas a maioria pede hambúrguer em restaurantes que servem saladas. As pessoas não estão mentindo, elas realmente querem aquilo mas a mera proximidade do bom comportamento satisfaz o interesse em se comportar bem."
O que acaba me lembrando um pouco dos nossos feeds das redes sociais, nós queremos noticias, queremos novidades, queremos opiniões inovadoras, mas na verdade queremos cada vez mais pessoas que falem com as palavras delas o que nós já pensamos, já parou para refletir sobre isso? Quantas pessoas com opniões contrárias a sua você consome com respeito?
É um livro super interessante e com cases bem diferentes dos que eu já conhecia, se você gosta do assunto tendências e comportamento humano com certeza vale a pena!
Se você quiser comprar o livro, pagando a mesma coisa e ajudar o blog é só clicar aqui!
0 comentários