A volta ao mundo em 80 dias - Júlio Verne

julho 06, 2021



A volta ao mundo em 80 dias foi um livro que eu achei em casa com edição da FTD não sei se foi um livro paradidático meu (provavelmente não, porque não me lembrava de ter lido) ou das minhas irmãs, como ele estava dando sopa em casa resolvi conhecer o clássico. 

Nessa edição as primeiras 30 páginas contam um pouco da história do autor, seus amigos, mentores, a época em que ele viveu e o que o motivou a começar a criar histórias do gênero viagem ficcional. 

Sinopse da editora: Em 1892, vivia em Londres um homem misterioso chamado Phileas Fogg. Com a exatidão de um cronometro, chegava todas as manhãs ao Reform Club, de onde só retornava a casa para dormir precisamente à meia-noite. No dia em que admitiu Passapartout como seu criado, o metódico cavalheiro fez uma aposta com outros sócios do Reform Club, arriscando nela metade de sua fortuna e gastando a outra ao cumpri-la. A inesperada decisão vai levar aos dois a viverem uma ousada aventura. 

Phileas Fogg é descrito como um inglês característico: pontual, fleumático e frio, e um tanto excêntrico (eu ainda fico chocada em cada livro clássico com o seguinte pensamento: de onde as pessoas tiravam dinheiro?) ele tinha um vida pacata que se resumia entre casa e clube para jogar baralho com seus amigos, até que um belo dia eles entram em uma discussão a cerca de um artigo que falava que a volta ao mundo poderia ser dada em 82 dias e ele afirmava que poderia ser em 80, como um belo teimoso aceitou a aposta de seus amigos valendo 20 mil libras que ele conseguiria dar a volta ao mundo em 80 dias, naquele mesmo dia ele comunicou seu recém contratado empregado Passapartout, para que arrumasse as coisas que eles estariam partindo amanhã. 

O roteiro inicial era o seguinte: Londres, Brindisi, Suez, Mumbai (na época Bombaim), Calcutá, Hong Kong, Yokohama, São Francisco, Nova York e de volta à Londres. Uma jornada de quase nove mil quilômetros!

Como o livro precisava se desenvolver houveram imprevistos e personagens novos ao longo do caminho. Eu achei o livro divertido e com um final surpreendente com aquele estilo clássico dos livros da época com comportamentos velados e implícitos. 

Gostaria de ter lido o livro antes, adorei e super recomendo! 

Curiosidades: 

A volta ao mundo em 80 dias foi escrito em 1873, quase 150 anos atrás em uma época em que não existia sistemas de horários internacionais como hoje e nem o avião o que tornaria a viagem extremamente mais rápida. Segundo o site viajar melhor hoje em 2021 é possível dar a volta ao mundo em 80 horas (confira a reportagem aqui).

Passapartout significa em francês passa por tudo dando a entender que o personagem "resolve tudo". Meu personagem favorito do livro! 

Eu li essa edição aqui  e adorei pois além de ter informações incríveis além do texto ela tem uma linguagem didática e de fácil entendimento, além de manter os nomes originais! 

Lembrando se você for aproveitar alguma indicação daqui compre pelo link, você não paga nada a mais e ajuda o blog!

Espero que você tenha gostado da indicação, comecei agora a pequena livraria dos sonhos, estou no comecinho mas estou simpatizando! 

Até a próxima dica de leitura! 

Leia também

0 comentários