Tudo o que você precisa saber antes de ler Mulheres que correm com os lobos da Clarissa Pinkola
julho 08, 2020Vamos falar sobre livro Mulheres que correm com lobos da Clarissa Pinkola Estes?
Eu comecei a ler esse livro a pedido da minha psicóloga, ela utiliza a linha da psicologia Junguiana ou analítica. Lembro que ela me indicou Mulheres que correm com os lobos na primeira seção falando assim "Esse livro traz balsamos a cada capitulo" (balsamo no sentido da cura ou alivio). Eu estava bem cética em relação a isso, comprei o livro, mas pensando assim “Aham ta bom, um livro vai me trazer isso sim”. Mas aqui estou eu indicando ele alguns meses depois!
Tenho certeza que você já viu algumas mulheres postando foto do livro e dizendo que amou e tudo mais, muitas psicólogas junguianas indicam, mas quero te avisar para você não se achar um ET como algumas amigas minhas: Não é uma leitura tão fácil. Algumas amigas minhas começaram a ler e detestaram porque não estavam preparadas para como o livro funciona, e é essa frustração que eu espero que você não tenha!
A linguagem por mais simplificada que seja traz alguns conceitos como arquétipos que não estão tão presentes no dia a dia de muitas pessoas, o que pode dar aquela assustada não é mesmo?
Outra coisa é um livro que vai mexer com você, então você deve estar realmente disposta a ler e refletir sobre o que ela propõe em cada capitulo e nem sempre isso vai trazer sentimentos felizes.
Outro ponto interessante de saber antes de começar a ler o livro é: O que é a Psicologia Junguiana, eu não sou a melhor pessoa para definir isso, então procurei algumas referências e somei com o que a minha psicóloga já havia me explicado para resumir por aqui. Se você quiser saber mais sobre a psicologia Junguiana recomendo que você procure um profissional qualificado.
Psicologia Junguiana
A terapia de orientação junguiana tem como principal objetivo auxiliar o indivíduo a resgatar aquilo que é a sua essência, ou seja, viver de acordo com aquilo que ele realmente é.
Integrando aspectos inconscientes à consciência e estabelecendo um equilíbrio entre o mundo interno e externo, permitindo que o indivíduo veja com mais clareza quais forças estão em ação em sua vida.
Esse tipo de terapia é indicada para quais casos?
- Para tratar sintomas como depressão, ansiedade, medo, tristeza ou algo que tem prejudicado o seu bem-estar
- Se você quer transformar o seu estilo de vida ou como você lida com determinada situação
- Para te ajudar a profundar o seu autoconhecimento
Voltando ao livro mulheres que correm com os lobos, ele serve para que?
O livro é um excelente ferramenta para você aprofundar o seu autoconhecimento, contatar a sua essência, resgatar os seus princípios e viver de acordo com suas vontades. Esse ano eu aprendi uma frase que me marcou muito "A gente só pode dar para o outro o que existe dentro de nós" ou seja, precisamos estar bem por dentro para poder fazer o bem para as pessoas a nossa volta e isso é uma responsabilidade só nossa, afinal só nós conseguimos saber o que se passa na nossa cabeça!
“Mulheres que correm com os lobos identifica a essência da alma feminina na sua psique instintiva mais profunda com o arquétipo da Mulher Selvagem, e propõe o resgate desse passado longínquo, como forma de atingir a verdadeira libertação”
Em cada capitulo a autora aborda um tema da nossa psique através de contos de fadas e histórias antigas, conhecimentos passados desde os primórdios dos tempos e ela interpreta como isso pode se manifestar na vida de cada uma de nós e conclui com “receitas” ou “dicas” de como você pode lidar com isso, é claro que cada uma tem uma história e vai vivenciar isso de um jeito, mas na minha experiência a cada capitulo é uma chuva de reflexões e revisões de memorias e a cada um eu vou me conhecendo mais e resinificando cada um desses acontecimentos.
Dicas antes de começar a ler!
- Não se cobre para ler esse livro de uma vez, ele não funciona assim!Comece lendo o prefacio, a introdução e capitulo 1, depois analise o índice e procure um tema que te chame a atenção! Eu comecei pelo Capitulo 10 – As águas claras: sustento da vida criativa, no caso é meu favorito até então
- Papel e lápis na mão! Se você ler e não tiver nenhum insight leia de novo! Você vai ler frases, despertar sentimentos e lembranças e para organizar esse fluxo de pensamentos o papel vai ser o seu melhor amigo!
- Reflita sobre o que veio à tona! Os sentimentos que foram despertados e os insight/ lembranças que surgiram.
- Complemente a sua leitura! Como eu já falei não achei uma leitura fácil logo de cara, você vai pegando o jeito e eu tive muita sorte de ter minha psicóloga junto comigo para me auxiliar nas interpretações, porém caso você não tenha essa oportunidade tem um podcast que chama “Talvez seja disso” muito maravilhoso que vale a pena escutar ao final de cada capitulo! E o Youtube esta cheio de resenhas, existem comunidades de troca de experiencias e clubes do livro Mulheres que correm com os lobos, encontre o que fizer mais sentido para você!
Em breve quero falar mais sobre os capítulos se você quiser saber de algum em especial me fala aqui nos comentários!
0 comentários