Trabalhe 4 Horas por semana - Timothy Ferriss

junho 01, 2020

Trabalhe 4 horas por semana - Resenha

Trabalhe 4 horas por semana 

    Sabe aqueles livos que te chamam a atenção faz tempo? Esse foi um deles para mim, desde 2018 eu queria comprar, mas achava o título tão utópico que desisti com a impressão quer seria perca de tempo. Porém quando comecei a ver indicações de pessoas que eu admiro resolvi tomar vergonha na cara e seguir a minha intuição. 

    Trabalhe 4 horas por semana é dividido em 4 partes: Definição, Eliminação, Automação e Liberdade. 


    Definição 

    O autor define o seu conceito sobre novos ricos, que segundo ele, são pessoas que podem trabalhar de qualquer lugar e possuem as 2 moedas dos novos ricos: Tempo e Mobilidade. 

    Ele defende que o modelo pelo qual fomos criados "trabalhe a vida inteira para no final se aposentar" não é sustentável porque acabamos adiando os momentos bons para o final, onde muitas vezes já estamos velhos e limitados de mais para fazer algumas coisas e também porque interesse e energia são cíclicos, não podemos ter a mesma produtividade o tempo todo logo, não conseguimos ser uma máquina de resultados 365 dias por ano durante 40 anos da nossa vida. 

    Ele também fala nesse capitulo sobre estilo de vida e sobre perspectivas das pessoas em relação a dinheiro trabalho e profissão. Mas a minha parte favorita foi a definição do medo e um exercício para você definir qual é o seu medo e como lidar com ele! 

    Eliminação 
    
    Dois conceitos desse capitulo me marcaram muito! Demitir clientes e Não finalizar as coisas. 

    Se você já trabalhou no comércio ou com serviços você já deve ter ouvido a frase "O cliente sempre tem razão". Se você quer saber a minha opinião sim, o cliente é quem da a palavra final se um negócio sobrevive ou não, porém, isso não vale para todos os clientes. 

    Sabe aquele cliente que só da dor de cabeça, exige coisas que não contratou, não cumpre os prazos, sempre quer uma exceção e na hora de pagar ainda quer um desconto? Ele não é um bom cliente, o seu trabalho é identificar quais são os bons clientes (os que você vai fazer de tudo para manter) e os maus clientes, os quais você deve demitir, porque no longo prazo te darão mais prejuízos do que lucro. 

    Sobre não finalizar as coisas, ele não fala no sentido de começar varias coisas e parar. Na verdade é sobre se permitir parar alguma atividade que não esta agregando valor para você. 

    Vou dar um exemplo bem simples, sabe quando você já esta satisfeito mas continua comendo porque não quer jogar comida fora? Essa comida que você esta socando para dentro vai provavelmente virar gordura, ao passo que você poderia guardar o resto e comer mais tarde. 
    Ou sabe aquele livro que você insiste em terminar mas é ruim e não agrega nada e por consequência você demora bem mais para ler e ai os outros livros que estão na fila ficam empoeirados na estante? 

Então se permita não terminar as coisas, isso te poupará tempo! 

Automação

    Nesse capitulo o autor fala sobre a importância de encontrar uma fonte de renda que não dependa de você 40 horas por semana como um emprego comum depende. 

    Confesso que esse é o capitulo mais difícil de colocar em pratica e achei muito legal os estudos de caso que o autor acrescenta no final para tentar proporcionar inspirações.

Liberdade

    O que fazer com o seu tempo quando você não tiver mais que trabalhar para viver? Para mim é o melhor capítulo. Recheado de reflexões e dicas de quem colocou o estilo de vida em prática. 

    E esse capitulo me despertou um dilema pessoal: Nós não somos a nossa profissão. 

    Se você nunca se definiu pela sua profissão e sempre teve aspirações e hobbyes paralelos a ela parabéns para você. 

    Mas até pouco tempo atras quando eu pensava em realização pessoal, eu pensava automaticamente em carreira e apenas em realizações profissionais, porém refletindo com o livro e várias outas coisas que vem acontecendo na minha vida, consegui enxergar que somos muito mais do que a nossa profissão e nossas conquistas profissionais. (não estou menosprezando elas, ok?) 

    Mas somos pessoas formadas por valores, relacionamentos e sentimentos, e é isso que vamos levar para o resto da vida. Quanto a nossa profissão é mais um estado, devemos fazer ela da melhor forma possível para colher bons frutos, mas ela não pode definir quem realmente somos!

Para comprar o livro click aqui

E ai o que achou? Já leu o livro? Me conta aqui nos comentários! <3

Leia também

0 comentários